Ponte Hercílio Luz recebe câmeras com reconhecimento facial

A ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, acaba de receber um sistema de monitoramento com a instalação de 16 câmeras de reconhecimento facial. Os equipamentos,distribuídos em pontos estratégicos, estão conectados ao sistema de videomonitoramento Bem-Te-Vi, da SSP-SC, e serão operados da base de videomonitoramento urbano do 4º Batalhão de Polícia Militar.

De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Graff, os equipamentos permitirão o monitoramento completo do fluxo de pessoas e veículos, com análise preditiva de comportamento, leitura automática de placas automotivas e “cercamento” eletrônico para inibir furtos de fios e outras ações criminosas.

“A prioridade é fortalecer a segurança pública para cidadãos e visitantes, porém a finalidade estratégica é múltipla. O sistema de monitoramento contribui para identificar veículos com restrição, proteger o patrimônio e acompanhar o fluxo de turistas e de pedestres, gerando dados para planejamento urbano e ações de segurança”, explica.

Graff acrescenta que em breve a ferramenta contará com o compartilhamento de informações do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul, ampliando a identificação de pessoas com restrição judicial.

RUA DO INHAME
O escritor Gabriel Maschio lança nesta quinta-feira (27), na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis, o livro “Rua do Inhame” (Editora Caiaponte). No seu primeiro romance, Gabriel conta a saga de uma família de imigrantes italianos ao longo de cinco gerações, desde o abandono da terra natal até a chegada em Santa Catarina, revelando os desdobramentos sociais e políticos de mais de um século.

SAÚDE
O Movimento Floripa Sustentável promove nesta quarta-feira (26), no Faial Prime Suíte, o último almoço estratégico de 2025. O tema é “O Diagnóstico da Saúde em Florianópolis”. Participam do painel o secretário municipal de Saúde, Almir Gentil; o presidente da Unimed Grande Florianópolis, Ademar Paes Junior; o diretor do Hospital SOS Cárdio, Luiz Gonzaga Coelho; e o diretor-presidente do Grupo Baía Sul, Sérgio Marcondes Brincas. A mediação será do médico Luiz Alberto da Silveira. “A saúde é um tema transversal, que impacta diretamente a qualidade de vida, a produtividade e o desenvolvimento urbano. Nosso papel é aproximar diferentes atores, públicos e privados, para que possamos encontrar, juntos, caminhos mais eficientes e sustentáveis para Florianópolis”, diz o presidente do Floripa Sustentável, Roberto Costa.

CLIMA
A prefeitura de Florianópolis foi selecionada para o projeto AdaptAção, iniciativa do Ministério das Cidades voltada ao fortalecimento de políticas urbanas que contribuam para políticas públicas focadas na agenda climática. A cidade está entre as 50 cidades selecionadas para o projeto de mentoria. A capacitação é focada na alteração de legislação municipal para o parcelamento do solo, que está em consulta pública aberta na capital catarinense até 18 de dezembro.

VARAL
O Varal da Trajano recebe no sábado (29), das 8h às 14h, na esquina das ruas Trajano e Tenente Silveira, no centro de Florianópolis, a exposição “O belo em tempos sombrios”. As fotos são do jornalista e historiador Celso Martins, que morreu em 2018 e completaria 70 anos em 2025. As imagens retratam momentos marcantes da história e da cultura de Santa Catarina, iniciando na década de 1970 – quando ele fazia parte do movimento estudantil.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing