logo-branco.png

8 de setembro de 2024

Por que eu gosto de política. Por Rúbia Fraga Alves

Rubia Fraga Alves é administradora e evangelista

Por Rúbia Fraga Alves

Era madrugada, na nossa casinha em Imaruí, três irmãs e minha mãe, eu e minhas irmãs, 8 e 7 anos (são gêmeas), sentadas ou já deitadas, ouvíamos nossa mãe e as cunhadas, irmãs, irmãos, vizinhos, conversarem sobre política:

Os Bittencourt vão vencer a eleição.

A falas, as ponderações, as articulações e a emoção envolvida e empregada no processo/eleição, me encantavam. Eu pensava: “esta pessoa tem o poder de melhorar a nossa cidade e nossa Vida”.

Eu cresci e construí definição de Política:

Política é organização de pessoas, para pessoas.

Política é adotar acordos em conjunto para se viver bem.

Política envolve técnicas e emoções.

Política é cuidar do outro.

Politica é identificar pessoas, com desejo de fazer o melhor:

Mover Líderes/Gestores que possam servir, que sejam disciplinados, multiplicadores de resultados para as pessoas, que façam isso com Propósito/Missão, com valores pessoais que passom a estar a disposição de um Projeto.

Toda e qualquer organização/atividade envolve política (no nosso lar, no nosso trabalho, na nossa igreja, nas capacitações que buscamos).

E por que pessoas não gostam de política? Porque ouviram falar que é errado, e tomaram isso como regra, ou tiveram experiencia decepcionantes. Temos decepções em todas as vivências da nossa jornada nesta terra, sim ou não ?

Sim. Por que não queremos superar, entender e PARTICIPAR da Política? Em todas as demais organizações que estamos inseridos nós superamos as decepções e fizemos mais e melhor. É natural que na Política também seja assim, concordam?

Saber sobre as três Instituições que estruturam a Política/ Democracia que vivemos é primordial para que todo cidadão entenda qual o seu real valor na sociedade que vive.

Saber que o Legislativo produz leis.

Saber que o Executivo põe em pratica as leis criadas.

Saber que o Judiciário, fiscaliza e pondera o cumprimento das leis e os conflitos que estas leis possam trazer.

Constituição de 1988, as regras e normas contidas nela, interferem na sua vida? Ela define condições favoráveis para o nascimento do seu filho(a), a compra da sua casa, a formação do seu filho, o seu trabalho, a saúde que você não tem e procurar ter, o acesso viário a sua casa, a violência que você sofre ou sabe de alguém que sofreu, o acesso a educação de qualidade, a creche que você não tem para sua criança, a falta de qualidade no atendimento no serviço público, sua cidade limpa e linda, oportunidades de esporte, lazer para todos – e o que dizer de viver em uma cidade que pessoas não tem com que se alimentar?

As leis, regras e normas que norteiam eu, vocês a nossa cidade e nosso país, foram elaboradas por políticos, aqueles que escolhemos. E se não escolhemos estamos omissos a todas estas situações citadas aqui.  Política é importante para mim. E para você?

A democracia política surgiu na Grécia Antiga, por volta do século 7 a.C., como o regime do povo. Na época, não existia a figura da democracia representativa, como temos hoje, e também mulheres e escravos, por exemplo, não eram considerados cidadãos.

A escolha, o voto, a participação do cidadão, define, contribui imensamente para a vida coletiva, e individual de todos.

Ao transformar em ideias, projetos e melhorias o que vivenciamos de dificuldade no nosso dia a dia, você resolve todas a situações da sua vida. Você, sim, pode contribuir e resolver na política.

A transformação da cidade que vivemos, passa pela nossa participação, ativa, saudável, com conhecimento, habilidade e atitudes.

Eu gosto de Política porque são pessoas e sonhos que estão envolvidos, eu gosto de política porque podemos alterar o que não esta no curso certo, eu gosto de política, para implantar no coração das pessoas e no meu a esperança de dias melhores, eu gosto de política porque posso contribuir com o que sei fazer de melhor para o projeto da cidade em que vivo – Imbituba.

Eu gosto de politica porque sou capaz, e tenho a direção divina para isso, eu gosto de politica porque nos abraçamos e nos apoiamos, eu gosto de política, porque é através dela que os recursos são utilizados para o bem das pessoas da comunidade em que vivemos, eu gosto de política, porque não podemos aceitar o mau uso do recurso público, eu gosto de política, porque podemos fazer a cidade, com fizemos em nosso lar, planejar, realizar, monitorar e refazer se preciso for. Eu gosto de política porque aprendi a gostar nas madrugadas com minha família, eu gosto de politica porque nos permite trabalhar e buscar o melhor para nos e para todos.

Eu gosto de Política porque é possível administrar com capricho um orçamento aproximado de R$ 340 milhões, transformar em atendimentos para os 53 mil habitantes, no território de 182 mil quilômetros quadrados em Imbituba-SC.

Eu amo política porque e através dela que podemos organizar um mundo possível.

E você, gosta de Política?



Rubia Fraga Alves é administradora e evangelista.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Anúncios e chamada para o mailing