Menos de dois anos depois de receber apenas 639 votos em Florianópolis na disputa por uma vaga de deputado federal, o advogado Rogério Portanova agora quer disputar a prefeitura pela terceira vez.
Ele assumiu nesta segunda-feira a presidência municipal do Avante na Capital e anunciou entrevista coletiva para a manhã de quarta-feira em que deve se apresentar, mais uma vez, como pré-candidato.
Portanova disputou sete eleições em Santa Catarina desde 1996, quando concorreu pela primeira vez a prefeito de Florianópolis e recebeu 1,34% dos votos. Em seu melhor resultado, em 2000, quase chegou a 3% (foram 2,94%), também na disputa pela prefeitura de Capital. Nessas duas eleições, concorreu pelo PV.
Disputou, ainda, o Governo do Estado em 1998 (0,7% dos votos, pelo PV) e em 2022 (0,5% dos votos, pela Rede). Tentou, também, duas vezes chegar à Câmara dos Deputados – 2022, pelo PT, quando fez 2.123 votos em todo o Estado; em 2006, pelo PMDB, com 1.224 votos.
Nunca chegou nem perto de se eleger, mas não desiste. O slogan no novo partido é “nem à direita, nem à esquerda, nem ao centro… estamos à frente”.
Faço o registro aqui porque o leitor porque caso o Avante confirme a candidatura de Portanova, você vai poder vê-lo gratuitamente em sua televisão ou ouvi-lo no rádio do carro. O Avante foi o último partido a vencer a cláusula de barreira em 2022, o que garantiu a presença no horário eleitoral.
Portanova também estará nos debates entre os reais postulantes ao cargo de prefeito, porque o Avante elegeu em 2022 uma bancada de sete deputados federais – as emissoras são obrigadas a convidar os candidatos dos partidos com pelo menos cinco parlamentares na Câmara Federal.
Foto – Portanova, de novo. Crédito: Facebook.