Manoel Arisoli Pereira (PL), prefeito eleito de Rio do Sul, anunciou novos nomes para sua futura gestão, que tem início em janeiro de 2025. Nesta quinta-feira (21), ele divulgou quem ficará à frente nos setores de Agricultura e Assistência Social.
Maria Helena Zimmermann, mais conhecida como Kika, foi convidada para assumir a Secretaria de Assistência Social de Rio do Sul, cargo que ela já ocupou entre 2015 e 2016 durante o governo de Garibaldi Antônio Ayroso. Atualmente, Kika está à frente da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família no Governo de Santa Catarina desde janeiro de 2023.
Formada em Direito pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), em 2016, Kika também possui uma série de certificações e cursos voltados para a gestão pública e assistência social, como a Certificação de Administradores para Empresas Públicas e Sociedade de Economia Mista do Estado de Santa Catarina, oferecida pela Escola ENA, e qualificações em áreas como atendimento em situações de calamidade, violência contra a mulher e medidas socioeducativas, com destaque para sua participação no Fórum Nacional de Secretários(as) de Assistência Social (Fonseas).
Sua trajetória profissional também inclui experiências no setor público e privado. Antes de assumir funções executivas em assistência social, Kika foi vereadora em Rio do Sul entre 2013 e 2016, além de ter atuado em diversas empresas e instituições, e assessora parlamentar no Senado Federal.
João Batista Müller vai assumir a Secretaria de Agricultura de Rio do Sul no próximo governo. Natural de Rio do Sul, João começou sua carreira no setor privado, atuando como vendedor em empresas da região, antes de ingressar na prefeitura em 2012. Ao longo dos anos, ele passou por diversas funções, destacando-se principalmente na Secretaria de Obras, onde acumulou experiência com serviços urbanos e agrícolas, além de ter exercido cargos como chefe de limpeza urbana, diretor de obras gerais e secretário de Obras substituto.
Além de sua experiência na administração pública, João Müller também tem formação em Gestão Pública pela UNIASSELVI e participou de cursos voltados para o serviço público, como o curso “Político Consciente”, promovido pelo Observatório Social de Rio do Sul. Também esteve envolvido com o voluntariado, tendo sido presidente da Associação de Moradores do Jardim Alexander e vice-presidente da União de Associações de Moradores.
Outros nomes
Nesta semana, Maneca já havia informado o nome de outros dois secretários. Na terça-feira (19), foram anunciados os nomes de Nelo Slomp, para comandar a Secretaria de Obras, e da professora Viviane Knihs Brandt, para ficar à frente da Secretaria de Educação.