As ações conjuntas adotadas pela Prefeitura de Florianópolis e órgãos de segurança garantiram a Florianópolis o título de “Carnaval mais seguro do Brasil”, segundo o prefeito Topázio Neto (PSD).
De acordo com balanço divulgado pelo Executivo nesta quinta-feira, 1,5 milhão de pessoas participaram dos eventos nos cinco dias de folia – 400 mil só nos blocos de sujos de sábado.
Apesar do número expressivo, não foram registradas ocorrências graves e os registros de furtos e de roubos caíram 33% e 34%, respectivamente, em relação ao ano passado. “Fizemos um Carnaval com a cara de Floripa, com movimentação expressiva no turismo e, principalmente, com segurança para todos os eventos”, disse o prefeito..
“Segurança agrega valor ao carnaval de Florianópolis e traz cada vez mais turistas”, destacou o secretário de Segurança e Ordem Pública, Araújo Gomes.
Comandante do 1º Comando Regional de Polícia Militar, o coronel Dante da Costa Chierighini avaliou que o cercamento de algumas áreas ajudou a inibir roubos, furtos, brigas e o porte de armas entre os foliões. Foram dois quilômetros de grades só na região central. A medida já havia sido adotada com sucesso no Carnaval de 2023, só que em menor escala.
Além disso, as autoridades consideraram que o limite de horário para a folia (2h da madrugada) também contribuiu para evitar confusões e casos de importunação sexual.
________________________________________________________________________________________________________________
Blocos de sujos e eventos, como o Pop Gay, não tiveram registros de ocorrências graves. Foto: divulgação, PMF