O procurador-geral do município de Florianópolis, Ricardo Fretta Flores, protocolou na Justiça um memorial de julgamento com “fatos novos” sobre antiga rodoviária. Ele se manifestou na ação que discute a demolição do prédio e que deve ter um desfecho no TJSC durante a semana.
No documento, o Executivo destaca o arquivamento do projeto – que tramitava na Câmara de Vereadores – que pedia autorização para leilão do imóvel e a decisão de instituir uma equipe técnica multidisciplinar “que irá definir as diretrizes urbanísticas, o uso e destinação do imóvel”.
Além disso, informa que o estudo inclui participação popular por meio de “consulta pública e oficinas temáticas”, com objetivo de garantir análise técnica e participação social “no processo de definição do uso e destinação do imóvel como forma de buscar a solução do caso concreto”.

A segunda edição das Olimpíadas Escolares Limpeza dos Mares reuniu mais de 250 participantes na praia de Canasvieiras, Norte da Ilha de SC, no fim de semana. As crianças tiveram uma experiência de educação ambiental na prática. O resultado? Mais de 1,8 tonelada de lixo recolhido. Elas encontraram grandes quantidades de garrafas de vidro e latinhas, diversas embalagens plásticas, canudos, bitucas de cigarro, cobertores, isqueiros, pedaços de ferro e outros tipos de reíduos. A realização é da Acatmar, Acquanauta Floripa e Mundo Mar Consulting e conta com o patrocínio do Fort Atacadista.
TURISMO & LIXO
Professores da Udesc desenvolveram um modelo preditivo capaz de estimar o número de turistas na capital catarinense a partir de dados da coleta de lixo. A pesquisa oferece uma solução ágil, barata e prática para monitorar a chamada “população flutuante”. Durante a alta temporada, a produção de lixo ultrapassa cinco mil toneladas. Em meses de baixa, como junho e julho, o volume cai para menos de 400 mil quilos. Cada pessoa, em média, gera 0,93 kg de lixo por dia. “A ideia não é acertar o valor exato de pessoas, mas oferecer uma base para o planejamento de cidades mais inteligentes”, explica Rafael Tezza. O estudo analisou dez anos de dados fornecidos pela Comcap.
RECUPERAÇÃO
Entre as três capitais do Sul do país, Florianópolis foi a que mais recuperou passageiros após a pandemia da Covid-19. “Este ano chegamos ao mesmo número de passageiros de 2019, enquanto Porto Alegre está em 60% e Curitiba em 80%. A pandemia afetou muito o transporte coletivo”, afirma o secretário de Infraestrutura e Manutenção.
MICROMOBILIDADE – Em outubro, foram registradas 100 mil viagens de patinetes na capital catarinense. Segundo o prefeito Topázio Neto (PSD), o uso dos equipamentos no dia-a-dia significa “carro que sai das ruas”.

A empresária Cíntia PIeri tomou posse como presidente da Aemflo e da CDL de São José. No discurso, ela falou em “honrar o passado e pensar no futuro” e unir “tradição e inovação”. A gestão, segundo Cíntia., será guiada por uma visão integrada, com foco em representatividade, desempenho comercial, comunicação moderna, fortalecimento dos núcleos empresariais e evolução do Conecta 360, projeto criado por ela e que se tornou um marco da inovação das entidades. Foto: Germano Rorato, divulgação
GESTÃO TERRITORIAL
O portal GeoFloripa, da Prefeitura de Florianópolis foi reconhecido como Case de Tecnologia do ano na p remiação da Associação Nacional de Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (ANCITI) e Bright Cities. A iniciativa foi reconhecida como um marco na modernização da gestão territorial do município. A plataforma possibilita consulta e emissão de certidões de forma imediata, além de concentrar dados geoespaciais voltados ao planejamento urbano e territorial de Florianópolis.