O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Edinho Silva, esteve em Florianópolis no último domingo (30) para participar do encontro de fim de ano do PT da capital. O evento reuniu a militância da Grande Florianópolis e lideranças petistas da região, entre elas os vereadores Carla Ayres e Bruno Ziliotto, de Florianópolis; Cae Martins, de São José; Rodrigo Oliveira, de Garopaba; e Jean Volpato, de Blumenau. Também estiveram presentes o coordenador do Ministério da Cultura em Santa Catarina, Alexandre Martins, Anna Paula Feminella, secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o presidente estadual do PT-SC, deputado Fabiano da Luz.

Durante sua fala, Edinho Silva destacou que esta foi sua terceira visita ao estado em 2025 e reforçou a relevância de Santa Catarina na estratégia nacional do partido. Ele fez uma análise do cenário político e das articulações para as eleições de 2026, ressaltando a responsabilidade histórica das forças democráticas diante do avanço do extremismo no país.
“As nossas gerações têm a responsabilidade de derrotar o fascismo e, para isso, precisamos desenvolver estratégias observando as particularidades de cada estado. O Brasil nunca flertou com o fascismo da forma como temos visto hoje. Precisamos dialogar com todas as pessoas que neste momento se opõem à barbárie e estão no campo democrático. Há questões anteriores que podem ser observadas, mas o que precisamos questionar é: de que lado essas pessoas estão agora?”, afirmou.
Ao tratar das eleições para as Assembleias Legislativas, Câmara Federal e Senado, o presidente nacional enfatizou a necessidade de o PT ampliar suas bancadas para fortalecer o debate político e garantir as condições para aprovação das pautas essenciais ao desenvolvimento do país.
“Temos visto a dificuldade que é dialogar com o Congresso Nacional por sua composição atual. Precisamos ampliar o número de cadeiras do PT na Câmara para que tenhamos um jogo de forças mais equilibrado e para que o presidente Lula possa aprovar políticas fundamentais para o futuro do Brasil. Aqui em Santa Catarina, precisamos aumentar para três ou quatro o número de deputados federais, garantindo representação das diferentes regiões do estado”, destacou.
Citando a presença da secretária nacional de Nucleação do PT, Claudinha Lima, Edinho Silva reforçou a importância da presença do partido nos territórios: “Se queremos que o PT tenha futuro enquanto partido, precisamos estar nos territórios e essa é uma tarefa partidária para toda a nossa militância e para nossos parlamentares. É nos territórios que nos conectamos de verdade com as pessoas e é lá que precisamos fazer a disputapolítica”. Após o evento, a vereadora Carla Ayres, que é pré-candidata a deputada federal pelo PT, reforçou a importância de o partido construir estratégias eleitorais capazes de evitar perdas decorrentes das regras do quociente eleitoral. Para ela, é fundamental que a legenda atue com unidade e planejamento para ampliar sua representação no Parlamento.
Carla também destacou que as prioridades apresentadas por Edinho Silva dialogam diretamente com as pautas que orientam sua atuação na Câmara Municipal de Florianópolis. Entre elas, a defesa da tarifa zero no transporte público como instrumento de inclusão social e mobilidade; o fortalecimento da economia solidária como alternativa à precarização do trabalho e mecanismo de organização coletiva dos trabalhadores; a construção de um projeto petista para a segurança pública, tema que será central no Congresso Nacional do PT em 2026; o enfrentamento a todas as formas de violência; e a defesa do Orçamento Participativo como ferramenta de aprofundamento da democracia, do controle social e da cidadania.






