Projeto regulamenta circulação de bicicletas elétricas e patinetes em Florianópolis

Projeto que tramita na Câmara de Florianópolis prevê uma regulamentação sobre a circulação de bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual, como os patinetes elétricos. De acordo com a proposta apresentada pelo vereador Ricardo Pastrana (PSD), que é agente da Guarda Municipal, o uso fica restrito às ciclovias e ciclofaixas e, quando não houver, no acostamento ou “pelo bordo direito da pista de rolamento”. O PL também veda a utilização desses equipamentos nas pistas com velocidade máxima superior a 50 km/h. Além disso, o texto prevê que o condutor deve conduzir a bicicleta ou patinete na “condição de pedestre” quando for necessária a passagem em área de circulação de pessoas. Com o projeto, Pastrana também quer impedir que os equipamentos sejam deixados em calçadões, calçadas e passeios, com exceção dos locais sinalizados pela empresa para estacionamento.

NOVA POLÊMICA
A vereadora Carla Ayres (PT) contesta a mudança do nome da praça Santos Dumont, na Trindade, para Professor João David Ferreira Lima, proposta anunciada pelo prefeito Topázio Neto (PSD) em reação à decisão do Conselho Universitário de retirar a homenagem ao ex-reitor, que dava nome ao campus. Segundo a petista, a alteração pretendida por Topázio é vedada por uma mudança na legislação municipal, proposta pela ex-vereadora Tânia Ramos (PSol) e sancionada pelo próprio Executivo no ano passado, que proíbe homenagens em logradouros públicos a pessoas envolvidas em violações de direitos humanos ou em crimes contra a humanidade, com base em pesquisas científicas.

OBRA NA SC-401
O desrespeito ao horário estipulado para as obras tem causado transtornos aos motoristas que usam na SC-401, em Florianópolis. Os bloqueios parciais das pistas têm sido feitos à noite, mas começado antes das 22h, diferentemente do que foi divulgado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura quando a empreiteira contratada começou a fazer as intervenções para aumento da capacidade de tráfego da rodovia.

INGLESES
Três pautas apareceram bastante nas falas dos moradores durante a sessão itinerante desta quarta-feira (18) à noite em Ingleses: saneamento, mobilidade e o prometido Hospital Multiuso do Norte da Ilha de SC. A comunidade prestigiou a iniciativa da Câmara de Florianópolis, realizada das 19h às 22h na Escola Herondina Zeferino. A próxima será no dia 9 de julho, na Barra da Lagoa. Foto: Édio Hélio Ramos, divulgação, CMF

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
A recém-criada Comissão Parlamentar Especial (CPE) sobre as unidades de conservação de Florianópolis vai fazer visitas em cada área protegida por lei, com a presença da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), para que os vereadores possam se aprofundar tecnicamente e tirar dúvidas. A decisão foi tomada na audiência pública realizada no início da semana. No início dos trabalhos, foi pedido ao Executivo que se abstenha de publicar novos atos sobre as unidades de conservação sem o conhecimento e a anuência da comissão. “Estamos aqui para somar esforços com em prol da preservação ambiental e da governança equilibrada dessas áreas, conciliando a proteção do patrimônio ambiental com a segurança jurídica e a gestão urbana”, afirmou o vereador Rafael de Lima (PSD), o Rafinha, coordenador da CPE.

RANCHO QUEIMADO
Empresários, empreendedores e representantes do poder público se reuniram esta semana em Florianópolis para discutir iniciativas voltadas ao futuro de Rancho Queimado. O objetivo é articular uma frente colaborativa entre o setor privado e o público, com foco em projetos sustentáveis que promovam qualidade de vida, incentivem o turismo de qualidade e consolidem o município como um polo de desenvolvimento regional. Foram destacadas as potencialidades econômicas e culturais da “capital catarinense do morango”, além da apresentação de iniciativas ambiciosas para os próximos dez anos envolvendo vitivinicultura, turismo de natureza, bem-estar e planejamento urbano integrado. O prefeito Tiago Schutz e a ex-prefeita e administradora da Casa de Campo Hercílio Luz Cleci Veronezi também integraram a roda de ideias.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing