A praia dos Ingleses e o canto sul da Ilha Mata Fome, no Norte da Ilha de Santa Catarina, vão receber neste sábado (23) o projeto Limpeza dos Mares, que inicia a 11ª temporada. Desde que foi criado, o programa já recolheu mais de 165 toneladas de resíduos do fundo do mar, rios e encostas.
“A data é mais que especial, pois é o aniversário de 351 anos de Florianópolis e queremos trazer mais conscientização para a preservação das nossas águas”, afirma Michele Castilho, diretora do projeto. Segundo ela, a etapa deve utilizar ainda mais mergulhadores, “para recolhermos o lixo que ninguém vê”. As atividades contemplarão a Ilha, a praia e os costões.
“Neste sexto ano de apoio consecutivo, marcaremos a etapa entregando sacolas ecológicas produzidas a partir do material de comunicação visual utilizado no Carnaval de Florianópolis, que contou com o patrocínio do Fort Atacadista. Foram mais de 1.100m² de lonas utilizadas na passarela Nego Quirido. É nossa forma de mostrar que certos resíduos podem ganhar uma nova utilidade, ajudando a deixar a cidade cada vez mais bem cuidada”, destaca Silvia Vaccari Marquez, coordenadora regional de marketing do Fort Atacadista, patrocinador mantenedor do Limpeza dos Mares.
As inscrições dos voluntários podem ser realizadas diretamente pelo site www.limpezadosmares.com. Os mergulhadores devem se inscrever pelo número (48) 999-330-062 (WhatApp).
O Limpeza dos Mares é uma realização da Acatmar, Mundo Mar e Acquanauta Floripa, com o apoio da prefeitura de Florianópolis, apoio institucional da Capitania dos Portos de SC , da Polícia Militar Ambiental SC, do ICMBio, do Corpo de Bombeiros Militar de SC, do Programa Bandeira Azul, da Soamar Floridoanópolis, do Floripa Sustentável e do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha.
O projeto também é apoiado pelas empresas Marina Blue Fox, BoatLux, Netuno Geradores, Água Rara, Sanautica, Marina Atlântida, Compre Náutica e Kamell.
________________________________________________________________________________________________________________
Nos últimos dez anos o projeto já recolheu mais de 165 toneladas de resíduos. Foto: divulgação