
Projeto de lei apresentado pelo presidente da Câmara de Florianópolis, vereador João Cobalchini (MDB), prevê a obrigatoriedade de implementação progressiva de cabeamento subterrâneo das redes de energia elétrica em áreas urbanas da cidade.
Segundo a proposta, os “novos empreendimentos imobiliários, públicos ou privados, incluindo loteamentos, condomínios residenciais, comerciais, industriais ou de uso misto, somente poderão obter aprovação de projetos, alvarás de construção e certificados de conclusão (habite-se) se contemplarem, desde a fase de implantação da infraestrutura, a execução integral do cabeamento subterrâneo de energia elétrica”.
Cobalchini fala em “necessidade de modernização da infraestrutura urbana, de proteção da coletividade frente aos eventos climáticos cada vez mais intensos e na busca por uma cidade mais segura, eficiente e esteticamente qualificada”. O vereador destaca, por exemplo, que “a fiação aérea excessiva, muitas vezes desorganizada e sobreposta, produz forte poluição visual, degrada a paisagem urbana, compromete a valorização imobiliária e reduz o potencial turístico de áreas históricas, comerciais e de lazer”.
Ele também chama a atenção para a prevenção de ocorrências relacionadas às mudanças climáticas. “Cabos aéreos expostos, postes inclinados, fios soltos e estruturas desgastadas representam risco real de acidentes, incêndios, choques elétricos e quedas de objetos sobre calçadas, veículos e transeuntes. Em situações de tempestades, galhos de árvores, objetos levados pelo vento e alagamentos podem interagir de forma perigosa com a rede aérea, aumentando o risco de tragédias”, pontua.
CREA SUMMIT 2026
Depois de uma edição recorde no ano passado, será realizado nos dias 26, 27 e 28 de março, no Expocentro de Balneário Camboriú, o Crea Summit 2026. “O evento conecta conhecimento, inovação e prática profissional. É um espaço onde mostramos que a engenharia brasileira está preparada para liderar soluções sustentáveis e transformar realidades”, afirma o presidente do CREA-SC, Kita Xavier. “A proposta é entregar um evento ainda mais completo, com palestrantes de referência, conteúdo estratégico e experiências que gerem valor real para os profissionais do nosso sistema”, diz o coordenador do comitê e chefe de gabinete da instituição, Felipe Penter.

Infraestrutura – A organização confirmou a palestra de abertura do engenheiro civil André De Angelo (foto), diretor da Acciona Brasil e Head do LIDE Infraestrutura – Grupo de Líderes Empresariais. O grupo espanhol, um dos maiores do mundo em infraestrutura e energia sustentável do mundo, é responsável no Brasil pela Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo. As inscrições estão abertas abertas no site do CREA-SC.
INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS
A Me2 Rentals fechou uma parceria com a GPR Investimentos Imobiliários. A união permite que os investidores que desejarem rentabilizar suas unidades por meio de locação short stay contem com a Me2 como operadora oficial. Os empreendimentos da GPR são formados por nanoapartamentos — estúdios compactos nas versões garden, loft duplex, estúdio padrão ou cobertura. “Nosso objetivo é que o investidor entre no projeto certo e já conte, desde a concepção, com uma operação preparada para entregar rentabilidade. A GPR projeta empreendimentos enxutos, funcionais e perfeitos para short stay, e a Me2 entra para fazer esse ativo performar no mais alto nível”, explica Eduardo Medeiros, CEO da Me2 Rentals. “Sempre buscamos entregar empreendimentos inteligentes, com custo equilibrado e grande potencial de uso. Ter a Me2 como parceira oficial amplia a segurança para o investidor, que passa a contar com uma operação profissional desde o primeiro dia”, complementa Eduardo Miranda (foto), CEO da GPR.

AEROPORTO
O Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de Florianópolis, conta agora com duas câmeras com tecnologia de reconhecimento facial. Os equipamentos foram instalados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, que fez uma parceria com a concessionária Zurich Airport para ampliar a capacidade de monitoramento e contribuir de forma mais eficaz para a localização de pessoas com mandado de prisão em aberto e também desaparecidos. Uma câmera foi colocada no desembarque nacional e outra no desembarque internacional e ambas operam de maneira integrada ao servidor da SSP-SC.
IRMÃOS – Lei sancionada pelo prefeito Topázio Neto (PSD) garante prioridade de matrículas de irmãos nas escolas da rede municipal de ensino. O objetivo é que eles possam estudar na mesma unidade e no mesmo turno, sempre que houver disponibilidade. A proposta foi apresentada na Câmara pelo vereador Giliard Torquato (PL).
MERCADO – A vereadora Manu Vieira (PL) está propondo, em projeto de lei, que o vão central do Mercado Público de Florianópolis ganhe o nome de Aldonei Oliveira de Brito, que morreu há dois meses. Comerciante histórico do Mercado, Brito foi conselheiro ativo da CDL e presidente do Conseg Centro por mais de uma década.