PSDB e União Brasil selam chapa de Dário e Maria Claudia no roteiro desenhado por Gean

Dário Berger e Gean Loureiro celebram convenção que confirmou aliança do PSDB com União Brasil em Florianópolis

Alguns anos atrás, diante de um fato consumado, ouvi um político dizer que seria necessário “desfritar o ovo”. Dizem que em política tudo é possível – dependendo, é claro, da habilidade e do poder de pressão dos articuladores -, mas a aprovação em convenção da aliança entre PSDB e União Brasil para apoiar a candidatura a prefeito de Dário Berger e Florianópolis é um ovo dificil de”desfritar”.

O roteiro saiu como queria e garantia que aconteceria o ex-prefeito Gean Loureiro (União Brasil), que conseguiu mudar o cenário político da disputa em Florianópolis com a decisão de romper com o prefeito Topázio Neto (PSD) e reatar com o antigo aliado Dário Berger.

Desde então, criou-se uma batalha de bastidores pelo “CNPJ” do União Brasil em que Topázio conseguiu o apoio dos três deputados estaduais do partido (Jair Miotto, Marcos da Rosa e Sérgio Guimarães) e dos quatro vereadores de Florianópolis (Dalmo Menezes, Dinho, Josimar Mamá e Noemi Leal). Como fiel da balança, o presidente estadual e deputado federal Fábio Schiochet (União Brasil) decidiu encaminhar o pedido de intervenção à executiva nacional do partido, presidida por Antonio Rueda.

A remessa à Brasília do pedido, com reunião extraordinária marcada apenas para segunda-feira, permitiu que Gean Loureiro prosseguisse com o roteiro previsto, com a convenção marcada para este sábado oficializando a aliança do União Brasil com o PSDB e a indicação da ex-secretária municipal Maria Cláudia Goulart (União Brasil) como candidata vice.

O prefeito Topázio Neto e seu grupo político mostraram descontentamento com a decisão de Schiochet de terceirizar a intervenção para a direção nacional. A avaliação é de que seria possível fazer a intervenção em nível estadual antes da convenção e, assim, impedir sua realização.

A jurisprudência sobre o assunto indica que nem mesmo uma intervenção posterior, mesmo que aprovada pela direção nacional, possa anular uma convenção – desde que a ata seja fechada e encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC). A praxe dos partidos é manter as “atas abertas” para eventuais modificações até o prazo final dos registros.

Faz parte do roteiro de Gean Loureiro “fechar a ata”. Assim, mesmo que o grupo aliado a Topázio consiga aprovar a intervenção no União Brasil de Florianópolis, a anulação da convenção desta sábado teria que ser conquistada na Justiça Eleitoral, com a argumentação de que alguma resolução da direção foi contrariada.

Clima de festa na convenção que confirmou Dário e Maria Claudia

Foto: Ao final da convenção do PSDB, Gean Loureiro, Dário Berger, Maria Claudia Goulart e Marcos Vieira celebram com aliados a coligação PSDB/Cidadania/União Brasil/PDT/Solidariedade.
Crédito: Ana Schoeller, upiara.net.

Com esses antecedentes, as convenções do PSDB, do União Brasil, do Cidadania, do PDT e do Solidariedade tiveram clima festivo e sem incidentes. O encontro do União Brasil, no plenarinho Paulo Stuar Wright, no entanto, mostrou ainda no ar a divisão interna. Os quatro vereadores, ainda alinhados a Topázio Neto, participaram do encontro para referendar suas candidaturas à reeleição. No entanto, deixaram o local assim que chegou Dário Berger para agradecer o apoio.

Ao final das convenções dos aliados, todos se reuniram na convenção da federação PSDB/Cidadania, no auditório Antonieta de Barros. Sob comando presidente estadual e deputado estadual Marcos Vieira (PSDB), o público presente ouviu os discursos da Gean Loureiro, Maria Claudia Goulart e Dário Berger.

Agora não tem para ninguém. Nós vamos começar a acordar cedo, dormir tarde, vamos mostrar lá na ponta do Sul da Ilha, lá no Norte da Ilha, lá no Continente, lá no Leste, na região central, no Maciço, quem foram os prefeitos que transformaram Florianópolis – disse Gean Loureiro.

Eu vou ser a tua parceira de luta, de trabalho, de caminhada, de parceria e de muitas realizações. Eu tenho muito orgulho de estar aqui – disse Maria Cláudia Goulart.

Nosso carinho, nossa gratidão e nosso aplauso porque ele veio fazer a diferença na nossa coligação – disse Dario Berger em relação ao peso de Gean Loureiro na campanha.

Foto: Dário Berger e Gean Loureiro se abraçam após discursos na convenção do PSDB de Florianópolis que celebrou aliança com União Brasil, indicou Maria Claudia Goulart como candidata a vice do tucano.
Crédito: Ana Schoeller, upiara.net.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit