A Câmara de Florianópolis aprovou na sessão desta quarta-feira (11), por 17 votos a 3, o projeto de reforma administrativa encaminhado pelo prefeito Topázio Neto (PSD). A votação foi rápida, sem discussão em plenário. Apenas as vereadoras Carla Ayres (PT), Cíntia Mendonça (PSol) e Tânia Ramos (PSol) votaram contra.
O projeto, que foi protocolado pelo município no dia 22 de novembro, faz mudanças nas secretarias. Três das 19 secretarias atuais deixarão de existir e serão incorporadas por outras. O Executivo fala numa economia de R$ 2 milhões durante o mandato.
Confira as principais alterações:
A Secretaria de Planejamento e Inteligência Urbana será unificada e incorporada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que passa a se chamar Secretaria de Planejamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano.
A Secretaria de Limpeza e Manutenção Urbana é incorporada à Secretaria de Infraestrutura e Transporte, a qual passa a se chamar de Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade..
A Secretaria de Governo será absorvida pela Casa Civil, que volta a tratar de assuntos internos e externos, relações Institucionais e entre poderes. Porém, está sendo criada no gabinete do prefeito a Secretaria Executiva de Gestão para resultados, que absorve o papel de impulsionar a modernização e desburocratização da administração municipal.
A proposta também cria a nova Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Inovação e uma Secretaria Executiva de Parcerias Estratégicas e Investimentos Internacionais, que vai focar em grandes empreendimentos.