Projeto de lei do governo do Estado, incluído no “pacote” aprovado pela Assembleia Legislativo antes do recesso de julho, prorroga a reintegração de posse da uma área nobre do bairro da Agronômica, em Florianópolis. Ao fim do prazo de 18 meses, a partir da publicação da lei, o terreno terá que ser desocupado pelo Direto do Campo que funciona no local e voltar definitivamente às mãos do poder público em dezembro do ano que vem. Depois disso, o patrimônio deve entrar num programa de investimento imobiliário para otimizar a utilização de propriedades que estão sem uso oficial ou que geram custos muito altos para os cofres públicos. Em paralelo, as lideranças comunitárias tentam um “plano B”, já que o único espaço público de lazer e práticas esportivas do bairro corre o risco ode desaparecer.
FEMINICÍDIOS
O Mapa do Feminicídio em Santa Catarina será lançado em novembro, segundo a procuradora-geral de Justiça, Vanessa Cavallazzi. A ação vai contar com ações de capacitação e a presença da ativista Maria da Penha, que dá nome à lei federal criada para prevenir e coibir a violência doméstica contra as mulheres. Vanessa falou sobre o assunto em encontro com jornalistas que marcou os primeiros 100 anos de gestão à frente do Ministério Público estadual. “Queremos construir um ministério público que escuta mais, dialoga mais e que constrói conjuntamente. O Ministério Público desse milênio”, afirmou a procuradora-geral.
DIREITOS HUMANOS – A juíza Ana Cristina Borba Alves, que atua em São José, foi premiada no 2º Concurso Nacional de Decisões Judiciais e Acórdãos em Direitos Humanos, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ela venceu na categoria “Direitos das Crianças e dos Adolescentes”. A cerimônia de entrega será no dia 12 de agosto de 2025, às 9h30, no plenário do CNJ, em Brasília.
NEGÓCIOS – A Berlanda inaugura nesta quarta-feira (23) a unidade do bairro Rio Tavares, a primeira loja da rede varejista em Florianópolis. Com 600 metros quadrados, a nova operação recebeu investimento de R$ 1,5 milhão.

A Berlanda inaugurou na manhã desta quarta-feira (23) a unidade do bairro Rio Tavares, a primeira loja da rede varejista em Florianópolis. Com 600 metros quadrados, a nova operação recebeu investimento de R$ 1,5 milhão. Foto: divulgação
AVANTE
A Avante Jurerê, associação comunitária que atua no Norte da Ilha de SC, passou a integrar oficialmente o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Florianópolis. Para o presidente, Rodrigo Marques, a participação reforça o papel da sociedade civil na formulação de políticas públicas ambientais, especialmente em uma cidade como Florianópolis, onde a convivência entre áreas urbanas e ecossistemas sensíveis exige atenção permanente e decisões técnicas compartilhadas. “Embora sejamos um bairro voltado para a praia, estamos cercados por um ecossistema rico — com florestas, matas e a Estação Ecológica de Carijós, uma área de proteção ambiental muito sensível. Participar dessas decisões é fundamental”, afirma.
FENAOSTRA – A Festa Nacional da Ostra (Fenaostra), no Centrosul, anunciou mais uma atração musical: a banda Chimarruts. O show está previsto para o penúltimo dia do evento, sábado (26), às 23h.