logo-branco.png

8 de setembro de 2024

Valorizar a mulher para mudar a história. Por Rejane Gambin

Vice-prefeita de Joinville, Rejane Gambin (Novo) escreve artigo para o upiara.net no Dia Internacional da Mulher

Por Rejane Gambin

Hoje é 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Mais uma vez, chegamos a esta data tão lembrada com bombons ou botões de rosa, que nos são entregues com mensagens bonitas para nos parabenizar e cumprimentar. Muitas dessas mensagens, inclusive, destacam a nossa capacidade de enfrentar as situações com sensibilidade, força e coragem.

De fato, faço questão de reforçar que admiro muito todas essas características de cada uma de nós,  mulheres, que conseguimos ser mães, avós, esposas, donas de casa, profissionais e tudo mais que faz parte do nosso dia a dia sem perder a doçura, mas com uma garra sem igual. Merecemos, portanto, ser reconhecidas.

Entretanto, minha vontade é que todas essas homenagens possam ser trocadas por mais respeito e consideração. Meu desejo é que nenhuma mulher seja olhada com desconfiança ao assumir um cargo de liderança, simplesmente pelo fato de ser mulher. Penso que em 2024 não há mais espaço para aqueles que acreditam que homens são mais capazes ou mais competentes que as mulheres.

Conheço homens admiráveis, mas também conheço muitas mulheres que inspiram e mudam a história dos lugares por onde passam. Como primeira vice-prefeita da história de Joinville, a maior cidade de Santa Catarina, passei por momentos em que minha competência foi colocada em dúvida apenas por eu ser mulher. E mais, a primeira a ocupar essa cadeira.

Em 2022, quando assumi pela primeira vez como prefeita em exercício, uma variante do coronavírus inverteu toda a lógica de gestão da pandemia até então. Neste momento, mudanças de rota tiveram que ser rapidamente tomadas. Foi quando recebi, por vezes, olhares de dúvida sobre a capacidade de liderança de uma mulher para superar aquele momento de crise em um tema tão sensível.

Mesmo percebendo essas situações de dúvidas e indiferença, trabalhei com comprometimento e seriedade para mostrar que eu não só poderia como deveria ocupar este espaço. Com o apoio de nosso valoroso time da saúde, composto em sua maioria por mulheres, superamos mais este desafio.

Até aqui, minha caminhada na Prefeitura de Joinville fez com que muitas pessoas passassem a acreditar e valorizar mais as mulheres. Desde o início dessa trajetória, contei com o apoio do meu companheiro de jornada, o prefeito Adriano Silva, que sempre mostrou respeito e admiração comigo, me dando espaço e apoio para trabalhar.

Além disso, tenho a sorte de poder contar com o apoio de mulheres inspiradoras, como minha mãe, Dona Branca, que assim como tantas outras mulheres com quem convivo diariamente, me ensinam e me incentivam a continuar.

Por tudo isso, nesse Dia Internacional da Mulher, muito mais que as flores, os bombons e as fotos vestindo cor-de-rosa, desejo que possamos todos nos preocupar em respeitar verdadeiramente e reconhecer o fato que as mulheres têm muita competência e, como sempre digo, podem ocupar o lugar que quiserem.



Rejane Gambin (Novo) é jornalista e vice-prefeita de Joinville.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Anúncios e chamada para o mailing