Republicanos suspende senhas da nova direção estadual para proteger acordos nos municípios

Presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira tirou as senhas de acesso de Jorge Goetten para proteger executivas municipais

A Executiva Nacional do Republicanos decidiu suspender os poderes da Executiva Estadual do partido em Santa Catarina. A decisão veio após uma série de eventos que começaram no mês passado, quando Marcos Pereira, presidente nacional do partido, alterou o comando do partido em acordo com o governador Jorginho Mello (PL) – alçando o deputado federal Jorge Goetten (ex-PL) para o posto que era ocupado pelo ex-governador Carlos Moisés (Republicanos).

O acordo foi realizado quando já estava encerrado o prazo de filiação partidária para candidatos nas eleições deste ano e fechada a janela para mudança de legenda de vereadores. Por isso, a mudança de rumo no comando do Republicanos estadual foi acertada com uma espécie de transição em que a direção nacional garantiu a preservação dos acordos realizados previamente – sob pena de intervenção.

Na nota, foi assegurado que os acordos locais seriam mantidos e que as executivas municipais teriam autonomia para conduzir seus acordos visando as eleições municipais. Sob comando de Jorge Goetten e do irmão de Jorginho Mello, Juca Mello, o Republicanos acertou mudanças de rumo nas eleições de Criciúma e de Balneário Camboriú, onde trocou o apoio a Vaguinho Espíndola (PSD) e Juliana Pavan (PSD) por Ricardo Guidi (PL) e Peeter Grando (PL).

Nesses dois casos, não houve crise interna. Em Criciúma, houve acordo com o presidente municipal Jefferson Monteiro, enquanto em Balneário Camboriú o comando municipal estava esvaziado desde a saída do ex-prefeito Édson Piriquito (MDB) em abril. No entanto, intervenções em municípios menores e, especialmente, a tentativa de intervenção em Itajaí causaram desconfortos que foram relatados à direção nacional.

Em Itajaí, os quatro vereadores do Republicanos acertaram apoio à pré-candidatura do vereador Osmar Teixeira (PSD), com a indicação de Marcelo Werner como vice. Jorginho Mello quer o Republicanos encorpando a pré-candidatura de Robison Coelho (PL).

Nesta terça-feira, os integrantes da executiva estadual do Republicanos perderam acesso às chaves digitais que permitem acesso e mudanças nas composições das executivas municipais – agora de posse apenas dos presidentes municipais, que poderão registrar suas atas de convenção e seus candidatos de acordo com os interesses do Republicanos nas cidades – protegidos da pressão do Centro Administrativo, via Jorge Goetten.


Foto: Presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira tirou as senhas de acesso de Jorge Goetten para proteger executivas municipais.
Crédito: Republicanos, Divulgação.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit