Réveillon em Floripa: o que podemos esperar para este ano? Por Monica Duarte

Monica Duarte escreve artigo em que destaca o potencial de Florianópolis como destino turístico de destaque no verão, especialmente durante o Réveillon, abordando os investimentos da Prefeitura em infraestrutura e revitalização para melhorar a experiência dos visitantes. Enfatiza a importância do Centro da cidade e a promoção da cultura local para atrair ainda mais turistas.

O verão já está chegando e com ele Floripa será novamente destaque como uma das melhores opções para turistas do mundo todo curtirem as festas de fim de ano. Na temporada de Verão passam mais de 2,5 milhões de visitantes, tendo como ápice a presença dos turistas durante o Réveillon.

A expectativa aumenta bastante devido a grande divulgação da cidade nos principais países da América Latina e também as novas linhas aéreas com voos diretos para Europa e América do Norte.
Na virada do ano, a Ilha da Magia ganha ainda mais vida, com eventos e festas que ocupam as ruas, praias e clubes, proporcionando uma atmosfera vibrante.

O ponto mais icônico para a celebração da virada é na Beira-Mar Norte, onde historicamente ocorre um dos maiores shows pirotécnicos do Brasil. Pensando neste momento especial para Floripa, a pergunta que fica é: como a cidade pode se destacar ainda mais nesse período?


O que não podemos negar foram os grandes investimentos e esforço contínuo da Prefeitura para melhorar a qualidade de vida para seus moradores e consequentemente receber bem os turistas. Os exemplos são incontáveis: binários (Rendeiras e Edu Vieira), engordamento de praias (Jurerê Internacional e Ingleses), novo Terminal Marítimo da Lagoa, revitalização de Trilhas, novo Kattamaram IV, melhoria do acesso à Jurerê Internacional pela SC-401, disponibilidade de mais equipamentos de mobilidade ativa (bikes e patinetes elétricos), ampliação da malha cicloviária, revitalização de praças e parques, novos decks no Ribeirão da Ilha e Cachoeira do Bom Jesus, abertura da praça do Centrinho dos Ingleses, e muito mais.


Acredito que dentre os investimentos feitos, o que pode se destacar na Virada do Ano é a revitalização do Centro da cidade. O novo eixo entre Mercado Público, Praça XV, Largo da Alfândega e Centro Leste recebeu atenção especial, com nova iluminação, rebaixamento das calçadas, alinhamento e manutenção do pavimento histórico, se transformando em locais de confraternização e cultura pulsantes.

Os turistas têm uma nova opção de entretenimento e lazer, e podem contar com um espaço histórico, cultural e diverso no coração de Floripa. A cidade já conta com títulos como Capital mais Segura, Destino Turístico Inteligente (DTI) e Cidade Criativa da Unesco na Gastronomia, bem como dispõe de atendimento de telemedicina no Alô Saúde para residentes e visitantes.


O Réveillon em Florianópolis é uma vitrine para o turismo da cidade, sendo o pico da temporada com 91% de ocupação hoteleira. Portanto, todas as estratégias que estiverem disponíveis devem ser utilizadas para que faça valer o investimento já realizado durante o ano.

Precisamos aproveitar as melhorias feitas e avançar ainda mais nas atrações na região central da cidade, promovendo a diversidade artística e a valorização da cultura local. Com mais esta experiência cultural, aliada à beleza das praias e à infraestrutura robusta, a expectativa é que este seja o melhor verão dos últimos 10 anos.


Monica Duarte é administradora pública.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit