Nos últimos dias 50 “fiscais” estão percorrendo a região central para ajudar no cumprimento do código de posturas da cidade. São os chamados auxiliares de ordem pública, como foram batizados no projeto implementado pela prefeitura de Florianópolis sob a coordenação do secretário de Ordem Pública e Segurança, Araújo Gomes.
A equipe está atenta, por exemplo, a todos os obstáculos nas calçadas e demais ambientes públicos que atrapalham a passagem de pedestres – como as barracas colocadas pelos moradores em situação de rua. O trabalho está sendo realizado em conjunto com a Guarda Municipal, fiscais da Susp e Comcap, entre outros órgãos do município. Os fiscais estão atuando no centro histórico, na Beira Mar Norte e em toda a extensão e entorno da avenida Hercílio Luz.
Em paralelo, a secretaria publicou uma instrução normativa que padroniza os procedimentos de retirada das barracas espalhadas pelas ruas e prepara outra sobre os carrinhos de supermercados, que são usados pelos moradores em situação de rua e acabem sendo abandonados em áreas de circulação urbana.
________________________________________________________________________________________________________________
Fiscais percorrem a avenida Hercílio Luz, no centro de Florianópolis. Foto: divulgação, PMF