Artigo de Emerson Stein, Secretário do Meio Ambiente e da Economia Verde de Santa Catarina

A missão de quem atua na gestão pública é, acima de tudo, transformar recursos em qualidade de vida. É com esse propósito que o Governo do Estado de Santa Catarina, por meio do governador Jorginho Mello, tem acelerado o ritmo das entregas e avançado em políticas que realmente fazem diferença no dia a dia dos catarinenses.
Entre essas ações, uma iniciativa se destaca por sua inovação e sensibilidade: o Programa Pet Levado a Sério. Pela primeira vez na história do Estado, o Executivo catarinense realiza um investimento estruturado e de grande porte voltado ao bem-estar animal — uma política pública inédita, construída com responsabilidade e olhar para o futuro.
Com mais de R$ 17 milhões em investimentos, o programa vai viabilizar mais de 80 mil castrações de cães e gatos, além de capacitações técnicas em 273 municípios. Um marco que coloca Santa Catarina na liderança nacional em políticas de proteção e cuidado com os animais.
Mas o Pet Levado a Sério vai além do investimento financeiro, ele representa uma nova forma de pensar a gestão pública. Cuidar dos animais é cuidar das pessoas. É promover saúde, prevenir doenças, reduzir o abandono e os maus-tratos, e criar comunidades mais saudáveis e harmoniosas. Cada castração realizada é também um ato de responsabilidade social, que impacta positivamente a vida de milhares de famílias catarinenses.
Nesta semana, a portaria que oficializa a lista final dos municípios contemplados foi publicada. A partir de agora, sob coordenação da Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea Estadual) da Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde (SEMAE), as prefeituras darão início à fase de análise dos processos licitatórios para contratação dos serviços. Após a validação técnica, o Governo do Estado firmará os termos de repasse dos recursos.
O Pet Levado a Sério é o maior programa de castração do Brasil e mais do que um projeto de governo, é um legado de Estado. Um exemplo de que quando há gestão séria, planejamento e compromisso com o bem comum, os resultados aparecem e transformam realidades da população que vive nos municípios, onde a vida de fato acontece.
Em Santa Catarina, acreditamos que toda vida importa. Por isso, com responsabilidade, empatia e visão de futuro, cuidamos das pessoas e dos animais.