Santa Catarina, um estado raiz! Por Leodegar Tiscoski

Artigo de Leodegar Tiscoski, presidente estadual do partido Progressistas

“Aqui é raiz”, gritou um dia desses meu neto batendo no braço ao afastar da área a bola que perigosamente rondava o gol do seu time. Mais que uma expressão popular, aquela frase dita com tanto orgulho também sintetiza o momento e a história de Santa Catarina — somos, de fato, raiz!

Ser raiz é muito mais do que mostra a superfície. É sentimento profundo, é saber valorizar o que realmente importa, é estar firme diante de qualquer tempestade. O que sempre intuímos, agora está materializado em números. O estudo Catarinenses, divulgado recentemente pela consultoria Critério — Resultado em Opinião Pública, comprova que a força do estado está na identidade de seu povo.

Somos conservadores em nossa grande maioria. Mais de 93% acreditam ser fundamental cultivar e preservar nossas tradições. Essa ligação profunda com a terra explica por que nove em cada dez catarinenses afirmam que pretendem seguir sua vida aqui.

O catarinense deposita seu sucesso em valores como o trabalho, o mérito pessoal, a família e a fé. Para 88,5%, a família é decisiva para a felicidade. E não por acaso, os índices de otimismo, satisfação e realização em Santa Catarina são mais altos que a média brasileira. Aqui, o conservadorismo não é obstáculo — como tenta sugerir a esquerda — mas sim sustentação: base sólida que dá segurança para avançar.

Santa Catarina é raiz. O catarinense é raiz. E o partido Progressistas também é raiz. Não surgimos ontem. Crescemos juntos, lado a lado com nossa gente. Nunca precisamos nos reinventar, porque sempre tivemos lado — o lado certo: o da nossa gente.

Celebrar nossas raízes é, portanto, muito mais do que olhar para trás. É olhar para frente com firmeza. Santa Catarina é um estado diferente, um lugar que sabe de onde veio, confia no presente e, fincado em valores sólidos, projeta um futuro ainda mais promissor.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit