Começou a funcionar em Florianópolis o SafeXOne, um sistema moderno de segurança para travessia de pedestres, desenvolvido pela Visible Crossing KFT (Hungria) e produzido no Brasil. A instalação do sistema foi na rua Felipe Schmidt.
O sistema inteligente, usado com sucesso em alguns países europeus, aumenta a visibilidade dos pedestres e eleva o nível de atenção dos motoristas, reduzindo riscos de acidentes. Além disso, a sinalização visual oferece maior previsibilidade e tempo de travessia, beneficiando pessoas com mobilidade reduzida. Conforme o Executivo, a faixa se adapta a diferentes vias, não exige intervenção no pavimento e utiliza alimentação solar.
O projeto chega à cidade por meio de uma parceria com o Consulado da Hungria, que possibilitou a implantação em formato de teste gratuito pelo período de 12 meses. Durante esse tempo, o município poderá avaliar o desempenho da tecnologia em campo, monitorar seus resultados e verificar seus impactos positivos na segurança viária.
Primeiro, sensores de alta precisão realizam a detecção imediata do pedestre. Em seguida, ocorre o alerta visual instantâneo aos motoristas, por meio de luzes intermitentes estrategicamente posicionadas na altura dos olhos, aumentando a atenção e reduzindo o risco de colisões. Ao mesmo tempo, a iluminação do trajeto do pedestre destaca seus passos, especialmente em condições de baixa visibilidade.
Todo o funcionamento do sistema é acompanhado pela plataforma de relatórios em tempo real, permitindo diagnóstico contínuo e gestão inteligente da faixa.

O auditor fiscal catarinense Tiago Strapazzon Severo recebeu o Prêmio Tributare, uma das mais importantes premiações nacionais dedicadas às melhores práticas de administração tributária. A premiação reconheceu o projeto “Sistema de detecção de grupos econômicos irregulares: Inteligência Artificial para combate à elisão fiscal no Simples Nacional”, reconhecido pela inovação. A solução utiliza big data e IA para identificar estruturas irregulares que burlam as regras, reforçando a capacidade investigativa dos fiscos e ampliando a justiça fiscal. “A iniciativa premiada reflete o esforço continuado da Secretaria da Fazenda de SC em fortalecer ferramentas de fiscalização e combate à sonegação, especialmente diante das transformações exigidas pela reformatributária”, avalia o presidente do Sindicato dos Fiscais da Fazenda de SC (Sindifisco), Cristiano Colpani.

O conselho curador da Fahece (Fundação de Apoio ao Hemosc/Cepon) anunciou a nova composição da diretoria executiva. Valter Brasil Konell (à esquerda) foi eleito presidente e Sendi Locks Lopes segue como diretora operacional. Konell sucede o cirurgião Alvin Laemmel, que assume como diretor geral do Centro de Pesquisas Oncológicas.
LA FOLIA
A Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) apresenta nesta quarta-feira (26), no teatro do CIC, “La Folia: Grand Tour Musical – Entre tradições e revoluções”, uma viagem musical que vai do barroco à modernidade e encerra a temporada 2025. O ano teve destaques, como a apresentação na Sala São Paulo e o reforço do nome da orquestra internacional. O diretor artístico e pianista Pablo Rossi fez sua estreia como solista na Filarmônica de Berlim, no icônico Grosser Saal, feito que não ocorria com um pianista brasileiro desde 1995.