A prefeitura de Florianópolis assinou um acordo de cooperação técnica com a startup SANAPP – Gestão Inteligente de Ativos de Saneamento para a implantação de um projeto-piloto da plataforma digital inteligente “Não Enche!”. A iniciativa tem o objetivo de mapear os pontos mais críticos da cidade para implantação de projetos de prevenção e mitigação de alagamentos em áreas urbanas. Serão utilizados sensores IoT (Internet das Coisas), robôs de inspeção e inteligência artificial integrados em um sistema com monitoramento em tempo real. O acordo foi firmado pelas secretarias de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Inovação; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Infraestrutura e Manutenção da Cidade; e Segurança e Ordem Pública.

Com a expectativa de alcançar cerca de 282 mil estudantes do ensino fundamental da rede estadual de 868 unidades escolares e mais de 29 mil professores, a Secretaria de Estado da Educação aderiu ao programa Educando Cidadãos, apoiado pelo Ministério Público de Santa Catarina. A parceria foi formalizada por meio de um acordo de cooperação técnica assinado em uma solenidade nesta segunda-feira (13). Criada há pouco mais de um ano por voluntários da sociedade civil, a campanha “Educando Cidadãos, o que você tem a ver com a corrupção” é voltada especialmente para especialmente crianças e adolescentes com o objetivo de disseminar e solidificar uma cultura pautada pela ética. Na imagem, a procuradora-geral de Justiça, Wanessa Cavallazzi, e o governador Jorginho Mello, assinam o acordo. Foto: Roberto Zacarias, divulgação
CLÁSSICOS – A Orquestra Filarmônica Catarinense apresenta nesta quinta-feira (16), às 19h, um concerto gratuito na Igrejinha da UFSC, em Florianópolis. No programa, obras de Schubert, Bernard Herrmann e George Gershwin. A apresentação integra a série “OFiC nas Igrejas”, que busca democratizar o acesso à música de concerto em espaços históricos da Grande Florianópolis.
MERCADO PÚBLICO
A CDL Florianópolis inaugura nesta quinta-feira (16), às 9h, um espaço de atendimento na ala norte do Mercado Público. Serão disponibilizados serviços como a emissão de certificados digitais, comercialização de planos de saúde, odontológico e capacitações. “Estar no Mercado Público com um espaço maior, um dos endereços mais simbólicos da cidade, representa um passo importante na nossa missão de estar cada vez mais próximos dos comerciantes e empreendedores de Florianópolis”, afirma o presidente Eduardo Koerich.

O artista visual Juliano Ventura inaugura nesta sexta-feira (17) a mostra Subtexto. A exposição, no Museu do Lixo, no Itacorubi, reúne colagens, serigrafias, vídeos e objetos criados a partir de textos impressos em caixas de papelão. A ideia é estimular uma reflexão sobre temas como consumo e destino dos materiais descartado. Nos dias 20 e 21, às 14h, está prevista uma roda de conversa com o artista e com Letícia Bertagna, que assina o texto da exposição. Os trabalhos podem ser vistos até 14 de novembro.