Tecnologia em “áreas de sombra” ajuda a salvar vidas em Santa Catarina

Os pacientes de um grave acidente que aconteceu sexta-feira (12) em Rancho Queimado, na BR-282, foram rapidamente socorridos devido à conexão de qualidade de comunicação entre a Central de Regulação de Urgência e a ambulância com internet via satélite.

Isso foi possível graças a um projeto piloto da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de teste de conexão de internet na ambulância “Bravo 9” do Samu de Santo Amaro da Imperatriz. Todas as equipes no local utilizaram do dispositivo de internet da Unidade de Suporte Básico (USB) de Rancho Queimado.

O secretário Marcelo Fett destaca que isso representa um grande avanço em atendimentos onde o serviço de internet não existe. “O aumento da conectividade em áreas de sombras de Santa Catarina é uma dos grandes missões passadas pelo governador Jorginho Mello. Um grupo de trabalho da SCTI e outras secretarias estaduais dedicam-se à construção de uma política que torne isso viável no menor espaço de tempo possível”, afirma Fett.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.