Topázio defende terceirização da coleta de lixo: “Eu não vou mais fazer concurso para Comcap”

Por melhor que seja o serviço prestado, a Comcap é cara demais para a prefeitura e deve ser extinta conforme foram se aposentando os funcionários da autarquia. A afirmação é do prefeito Topázio Neto (PSD), entrevistado no Cabeça de Político, que defendeu a continuidade da terceirização do serviço de coleta de lixo em Florianópolis – atualmente dividido entre a Comcap e uma empresa privada.

  • O futuro da Comcap é continuar do jeito que ela está. Eu não vou mais fazer concurso pra Comcap. O servidor pode ficar tranquilo pois ele não vai ser dispensado, ele não pode ser dispensado, pois tem estabilidade de emprego. Mas na medida que eles foram se aposentando, não serão repostos.


Segundo o prefeito, embora os profissionais sejam “altamente qualificados”, os direitos por eles conquistados ao longo dos anos através da pressão sindical, sobretudo quando a empresa tinha exclusividade no serviço, inviabilizaram economicamente a continuidade da autarquia.

  • Por uma deficiência dos gestores ou por uma sanha muito grande do sindicato, eles foram tendo conquistas ao longo do tempo que foi inviabilizando a empresa em termos de custo. A cidade não consegue mais pagar o preço que a Comcap custa hoje. Além disso, o sindicato sempre usou a classe dos trabalhadores como massa de manobra. Quando tinha 100% (da coleta feita pela) empresa pública, eles vinham e peitavam o prefeito. Se o prefeito tentasse discutir, eles paravam a cidade inteira.


Essa estratégia, diz Topázio, foi interrompida pelo ex-prefeito Gean Loureiro (União Brasil), que contratou a empresa Amazon para dividir com a autarquia o trabalho de coleta de lixo na Capital. Possíveis irregularidades nessa contratação são o epicentro das investigações da Operação Presságio. Na gestão Topázio, a Amazon foi substituída.

A terceirização diminuiu a pressão sindical sobre a prefeitura, mas também gerou críticas pelo serviço prestado. Topázio avalia que a qualidade vai melhorar.

  • No serviço público, infelizmente se dá pelo menor preço. Você abre o processo para contratar a empresa terceirizada e ganha aquela que oferece o menor valor por tonelada. Então se não for uma boa empresa, se não tiver um bom histórico, ela bota um preço muito baixo e você acaba tendo problema. A empresa tem se esforçado para melhorar a qualidade do serviço. Passamos um Carnaval sem grandes problemas. Tivemos uma temporada de verão muito forte com alguns problemas, mas também tínhamos antigamente, na época da Comcap.


Veja a íntegra da fala de Topázio Neto sobre a Comcap no Cabeça de Político:

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit