Touro, em tentativa de fuga, é baleado por policiais militares no município de Orleans

Muitas pessoas que estavam em um posto de gasolina, em Orleans, no Sul do Estado de Santa Catarina, nesta terça-feira (12) se alarmaram quando um touro, bastante assustado, desceu de um caminhão que o levava ao matadouro. O animal arremeteu algumas vezes para cima das pessoas. A Polícia Militar foi chamada e o touro, em tentativa de fuga, não decidia voltar ao caminhão, frustrando todas as tentativas. Os policiais militares decidiram, então atirar algumas vezes no animal. A nota da PM garante que ele não foi morto ´pelos tiros, inclusive devido a seu tamanho.

Após ser baleado, conseguiram levar o boi ao matadouro.  “Os proprietários estavam no local, tentando realizar o embarque do animal em um caminhão boiadeiro, sem êxito, pois o touro avançava repetidamente contra as pessoas presentes. Durante a situação, houve danos a uma bomba de combustível e a materiais do estabelecimento, como parte do forro de PVC. No momento em que tentavam laçar o animal, este saltou o cercado e correu em direção às equipes e às pessoas próximas, representando risco iminente à integridade física de todos. Diante da gravidade, foi necessário efetuar aproximadamente cinco disparos de pistola, atingindo o animal, que não veio a óbito no local. Após os disparos, o responsável pelo transporte do bovino conseguiu conduzi-lo para o interior do caminhão e retirá-lo da área, restabelecendo a segurança no local”, diz a nota do Comando da Polícia Militar de Orleans.

Máquinas?

A desfaçatez do tratamento dos animais de “fazenda”, ou animais chamados de “consumo” chega a ser hedionda. É preciso que paremos imediatamente de ver animais como o filósofo francês René Descartes, que viveu durante a Idade Média, fez a humanidade acreditar. Ele afirmava que os animais são máquinas, sem capacidade de pensar, raciocinar ou sentir como os humanos. Ele acreditava que seus comportamentos eram meramente reflexos mecânicos, impulsionados por estímulos externos, e não por uma mente ou alma consciente. A ciência evoluiu muito desde que Descartes morreu em 1650. Atualmente é reconhecida a senciência de animais, de todos eles, da pequena formiga à baleia, variando conforme a espécie.

Todos os seres são dotados de senciência

A característica da senciência refere-se à capacidade de sentir, perceber e experimentar sensações e sentimentos de forma consciente, ou seja, é a habilidade de sentir dor, prazer, alegria, tristeza e medo. É preciso, então, afirmar o que ocorreu em Orleans? Um touro imenso, embarcado para a morte, tenta fugir, é baleado e não morto, é devolvido ao proprietário, que obviamente não o leva para ser cuidado, mas “finalmente” abatido. Há muitas caracterizações de maus tratos neste episódio, mas a humanidade, continua acreditando em um filósofo da Idade Média…

* O animal da foto é um boi resgatado escolhido para sobreviver ao destino escolhido para eles. Este permanece vivo em um santuário.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.