logo-branco.png

8 de setembro de 2024

Após vitória no TRE-SC, Schiochet dispara contra Alba: “Por vaidade e preguiça, quase acabou com o União Brasil em SC”

Fábio Schiochet venceu Ricardo Alba no TRE-SC

Na noite de terça-feira, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) rejeitou por unanimidade a ação movida pelo suplente de deputado federal Ricardo Alba (União Brasil) contra o titular Fábio Schiochet (União Brasil). Ele acusava o colega de partido de ter criado um estratagema em que teria se utilizado de candidaturas de deputado estadual para canalizar recursos de fundo partidário e eleitoral para sua própria campanha.

Ricardo Alba pedia a cassação do correligionário para assumir a cadeira de deputado federal.

Os juízes do TRE-SC seguiram o relatório da desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta que apontou falha processual na peça apresentada por Alba. Segundo a magistrada, toda a chapa de deputados estaduais do União Brasil, inclusive os eleitos Jair Miotto, Sérgio Guimarães e Marcos da Rosa, deveriam fazer parte do processo, não apenas os sete supostos laranjas.

Maria do Rocío também avaliou que as acusações envolvendo suposto uso de recursos destinados a candidatas mulheres pela campanha de Schiochet traziam apenas suspeitas sem comprovação.

Aliviado com a decisão, Fábio Schiochet disparou contra o colega de partido e o acusou de tentar implodir o União Brasil em Santa Catarina por “vaidade” e “preguiça”. Lembrou que a votação do partido para deputado federal garantia a eleição de duas cadeiras na Câmara dos Deputados, mas que Alba não se elegeu por não ter alcançado com seus votos 20% do quociente eleitoral, como determina a legislação.

  • Eu não lembro de um suplente ter feito uma ação para acabar com o partido por uma vaidade, por uma preguiça, por uma falta de força de vontade de buscar mais votos. Ele não perdeu para mim, perdeu para ele. Faltou 700 votos para ele conquistar a cadeira. Por uma vaidade dele e uma preguiça, ele quase acabou com o União.


A ação movida por Alba motivou outra, do ex-deputado federal Coronel Armando (PL), reivindicando a vaga para o PL caso Schiochet fosse condenado e seus votos anulados.

  • Já pensou se com uma ação ele derruba os três deputados estaduais, o deputado federal e a vaga vai para o PL – questionou Schiochet.


Ricardo Alba diz que deve recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral.

  • Eu respeito a decisão da Justiça, mas não concordo. A gente está avaliando recorrer ao TSE, até porque as provas, que foram fartas, havia inúmeras provas de fraude, não foram avaliadas pelo TRE-SC



Foto – Fábio Schiochet (continua) na Câmara dos Deputados. Crédito: Najara Araujo/Câmara dos Deputados.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Anúncios e chamada para o mailing