O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TER-SC), desembargador Alexandre D’Ivanenko confirmou a data de 8 de março, Dia Internacional da Mulher, para dar posse à nova presidente Maria do Rocio Luz Santa Ritta e ao vice-presidente e Corregedor Regional Eleitoral, Carlos Alberto Civinski. Maria do Rocio, que foi eleita por aclamação em dezembro do ano passado, será a segunda mulher na história de Santa Catarina à frente da Corte Eleitoral. A primeira foi a desembargadora Thereza Grisólia Tang, em 1986, primeira mulher a presidir também o Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
Maria do Rocio vai comandar o processo eleitoral municipal em Santa Catarina. Entre as pautas, a nova presidente também deve dar atenção especial à participação das mulheres na política, conforme anunciou no momento de sua eleição, por aclamação, em dezembro do ano passado.
– Vejo, entretanto, que em diversos setores da sociedade a luta por espaço feminino ainda é gigantesca, não sendo diferente na política, que só haverá de encontrar o plano da igualdade, razão da vida em democracia, quando se tiver superado o pensamento de que a atividade pública é peculiar aos homens, ficando reservado às mulheres o campo privado da atividade humana. Por esse motivo é que darei especial atenção a um projeto provisoriamente denominado de ‘Acorda mulher, o teu lugar também é na política’ – afirmou.
A desembargadora joinvilense ingressou na magistratura em 1985 como juíza substituta do Tribunal de Justiça, atuando em diversas comarcas do estado. Em 1987 foi promovida à juíza de Direito e atuou nas comarcas de Itapiranga, Dionísio Cerqueira, Biguaçu, Chapecó e Florianópolis. Tomou posse em 2000 como juíza de Segundo Grau do TJSC, sendo promovida em 2005, ao cargo de desembargadora, atuando na 3ª Câmara de Direito Civil, que atualmente preside, no grupo da Câmaras de Direito Civil e no órgão Especial do Tribunal de Justiça.
A sessão solene de posse será realizada, às 10:00 na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
*por Soledad Urrutia