Um novo olhar para o Rio Camboriú. Por Juliana Pavan

Juliana Pavan escreve artigo sobre a união de duas mil para retirar duas toneladas de lixo do Rio Camboriú, em uma ação inédita entre Balneário Camboriú e Camboriú.

No Dia Mundial da Água, 22 de março, Balneário Camboriú e Camboriú se uniram pela primeira vez em prol do Rio Camboriú. Com a participação de quase duas mil pessoas e o apoio de 25 embarcações, conseguimos retirar duas toneladas de lixo das águas e margens do rio que liga as duas cidades.

O Rio Camboriú pede socorro há anos, e sua preservação depende de cada um de nós. Essa ação vai muito além das prefeituras: é um movimento das cidades, um verdadeiro exemplo de que, quando a comunidade se une, avançamos juntos.


A limpeza foi feita por todo o percurso do rio, que abastece as cidades e deságua no Oceano Atlântico, em Balneário Camboriú. Foram retirados diversos tipos de resíduos, como geladeiras, televisores, colchões, isopor e garrafas PET, evidenciando a urgência de mudarmos nossa relação com o meio ambiente.

Tivemos a colaboração de voluntários de diversas cidades que se uniram a essa causa. Itajaí, Itapema, Navegantes, Blumenau, São José e Palhoça foram algumas delas, além das empresas que forneceram materiais essenciais, como água, frutas, protetor solar, luvas e sacos para o descarte adequado dos resíduos.

Essa mobilização também marcou um compromisso de longo prazo com a preservação do Rio Camboriú. Firmamos um convênio de parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA/SC) para monitorar continuamente as condições ambientais do rio e orientar futuros projetos de recuperação.

No entanto, sabemos que a preservação do Rio Camboriú vai muito além de mutirões de limpeza.Por isso, estamos investindo em melhorias estruturais fundamentais na Estação de Tratamento de Esgoto, que nos últimos anos estava sucateada e chegou a ser alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara de Vereadores.

Já fizemos a troca de membranas na lagoa de aeração para aumentar a eficiência do tratamento de esgoto. Nas próximas semanas, iniciaremos a substituição do equipamento de tratamento preliminar. Além disso, estão previstas outras obras essenciais, incluindo a implementação de um sistema moderno de tratamento de esgoto. O que fará que Balneário Camboriú volte a ser referência no tratamento de esgoto. Essas melhorias são fundamentais para garantir um novo olhar e cuidado para o Rio Camboriú, evitando impactos negativos no meio ambiente. 

Outro passo histórico está prestes a ser dado: Camboriú pretende iniciar as obras da rede de esgoto, um avanço essencial, considerando que, atualmente, a cidade não realiza esse tratamento. Essa medida beneficiará diretamente o Rio Camboriú e a qualidade de vida da população.

O Dia Mundial da Água foi celebrado com uma grande mobilização, mas esse compromisso precisa ser diário. Nosso dever é continuar trabalhando para que o Rio Camboriú volte a ser um sinônimo de vida e riqueza natural. A preservação da artéria que une as duas cidades deve ser um compromisso de todos nós.


Juliana Pavan (PSD) é prefeita de Balneário Camboriú.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit