Fábio Botelho escreve artigo em que defende que administrar vai além de obras: é preciso ouvir a população e fazer escolhas sustentáveis. Ele cita ações da gestão Topázio em mobilidade, saúde e cultura, como a nova ponte da Lagoa e o carnaval descentralizado, mostrando que políticas públicas bem pensadas mudam a vida das pessoas.

Administrar uma cidade vai muito além da gestão de recursos, projetos e infraestrutura, é preciso ouvir as pessoas e entender suas necessidades, isso é essencial para planejar um futuro sustentável. Não devemos fazer políticas de governo ou de gestão, mas políticas públicas de Estado. Eu sei, você já ouviu isso da boca de muitos políticos, mas vamos então falar de exemplos práticos.
Políticas públicas bem sucedidas são aquelas que tenham soluções imediatas com estratégias de longo prazo, garantindo que o desenvolvimento urbano não apenas resolva os problemas presentes, mas também antecipe, previna e até evite desafios futuros. E é isso que estamos fazendo. Ao lado do Prefeito Topázio, planejamos obras e políticas públicas pensando na gestão de recursos e no futuro da cidade. Muitas vezes, precisamos enfrentar resistências, mas sabemos que é o melhor pra sociedade. Em Floripa, por exemplo, a ponte da Lagoa da Conceição é uma obra que demorou mais de 20 anos para sair do papel. Precisamos justificar muitas
vezes a necessidade da obra, mas nunca desistimos, porque sabemos a diferença que essa nova ponte vai fazer na vida de quem vive ali e da cidade como um todo.
Foi assim com os binários que implementamos nos últimos anos e com o Multihospital, por exemplo. É isso que queremos fazer com a Marina da Beira-Mar. No setor cultural também é preciso, sempre, inovar. Neste ano, fizemos mudanças no carnaval e colocamos 12 arenas pela cidade, com atrações em todos os bairros. O carnaval foi um sucesso, com destaque nacional pela segurança e inovação. Foi uma festa descentralizada, com shows e programações culturais em todos os cantos da ilha.
Sabemos que, na política, é preciso ter coragem para lutar pelo o que é justo, e não apenas pelos interesses de um grupo ou de outro. Priorizando áreas como saúde, mobilidade e cultura, a administração do Prefeito Topázio Neto mostra a grandiosidade do olhar para as pessoas, para os cidadãos e projeta uma cidade voltada a um futuro de sustentabilidade. Tenho muito orgulho de poder contribuir com essa escolha de cidade. Escolhas que priorizam as pessoas.
Fábio Botelho é Chefe de Gabinete da Prefeitura de Florianópolis.