Unimed Grande Florianópolis promove ações de fortalecimento e gestão estratégica para resultados de alto impacto

UGF realiza uma série de medidas com foco no aumento dos honorários médicos, como a implantação da Cooperativa Digital e a promoção da prevenção da saúde de seus clientes

A gestão de um plano de saúde com mais de 200 mil vidas é o desafio que a Unimed Grande Florianópolis resolveu enfrentar com metas de equilíbrio financeiro e uma nova forma de promover uma vida saudável, por meio da prevenção. Para isso, a atual gestão da cooperativa vem desenvolvendo uma força-tarefa por meio de um plano de fortificação financeira, com ações estratégicas e rigor no controle das contas administrativas.

Na área financeira, foi adotado um tripé de prioridades: aumento de receitas, controle das despesas administrativas e redução de desperdícios assistenciais. 

Para aumentar as receitas, a maior cooperativa de trabalho médico de Santa Catarina está estruturando a área de growth, que reúne comercial, marketing, inteligência de mercado e sucesso do cliente. A ideia é integrar estratégias para ampliar a base de clientes e melhorar o relacionamento com empresas já parceiras.

Para o controle das despesas administrativas, o plano de fortificação prevê revisão de contratos e de fornecedores, além de ajustes e enxugamento do quadro de colaboradores, em consonância com a modernização e a automação vivenciada nos processos internos. A expectativa é que essas medidas acelerem a reversão do prejuízo operacional, apontado pela diretoria como a condição necessária para o aumento dos honorários médicos.

Já na redução dos desperdícios assistenciais, a aposta tem sido fortalecer o relacionamento e a gestão dos contratos empresariais, a principal fonte de receita da cooperativa. Esse acompanhamento mais próximo permite estimular a prevenção, melhorar indicadores de saúde e reduzir desperdícios, garantindo maior sustentabilidade e qualidade nos atendimentos.

Paralelamente, a Unimed também avança com o projeto da Cooperativa Digital, que está reestruturando a área de TI e organizando múltiplos projetos antes realizados sob demanda. A meta é torná-los integrados e interconectados, guiando os próximos investimentos em tecnologia e inovação. Além disso, o plano de saúde também está direcionando o foco da comunicação para ações de prevenção, com o propósito de ser protagonista no movimento de uma Grande Florianópolis mais saudável.

Saúde e Sustentabilidade

“Estamos avançando em medidas concretas para dar passos rumo a uma gestão mais sustentável. O desafio é grande, mas estamos no caminho certo”, afirmou o presidente Ademar Paes Junior.

Também está no foco do dirigente o fortalecimento dos recursos próprios da cooperativa, que a partir de agora passam a estar, de fato, totalmente integrados à operação do plano de saúde.

Ainda para incrementar a gestão dos recursos próprios, a Unimed Grande Florianópolis passa a ter uma nova gerente de Recursos Próprios, Adriana Acker, com mais de 30 anos de trajetória e experiência em gestão da saúde, tanto da rede pública como privada e de cooperativas.

A primeira missão de Adriana está centrada no Hospital UGF, referência em procedimentos de alta complexidade na região da capital catarinense, com pronto atendimento 24 horas e mais de 120 leitos de internação (individuais, coletivos e UTI). Além disso, o pronto atendimento pediátrico também está entre as prioridades da nova gerente, que tem como compromisso a segurança do paciente e o desfecho de sucesso dos casos recebidos pelo plano de saúde.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit