Com o avanço nas obras de revitalização – 70% já concluída – será reinaugurada no final de março a Usina hidrelétrica Maruim, construída em 1910. A obra, orçada em R$ 9 milhões, já está 70% concluída.
Além da valorização histórica, a usina voltará a fornecer mil Quilowatt (KW) ao parque gerador da Celesc, suficiente para atender a cerca de 2 mil unidades consumidoras do município. O prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD); o presidente da Celesc, Tarcísio Rosa; e o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, vistoriaram a obra na manhã desta terça-feira, 16.
Foi a segunda usina implantada em Santa Catarina, e depois de pronta, se tornou a terceira mais importante do país na geração de energia elétrica. As três turbinas eram alimentadas por adutoras que captavam a água da represa formada no Rio Imaruí.
Com o surgimento de outras usinas maiores e mais modernas, foi desativada em 1972, após mais de 60 anos em operação com a configuração original. Em 2005, o prédio foi tombado como patrimônio histórico, cultural e natural do município.
Fruto de um acordo entre a prefeitura de São José e a concessionária de energia, a usina está inserida num projeto turístico e de recuperação histórica do município.
“É muito importante para a cidade, para a cultura, para São José, que tem que resgatar e restaurar essas joias que temos. Depois de concluída, ela passará a fazer parte da rota turística e cultural de São José, pois ela será uma usina parque”, disse Orvino.
________________________________________________________________________________________________________________
Revitalizada, a usina histórica também vai servir como ponto turístico em São José. Foto: divulgação