Uvesc lança campanha “Mulheres Seguras, Política Forte” durante congresso estadual

Após promover o painel “Democracia sem violência contra as mulheres: o papel dos parlamentares municipais”, a Federação das Câmaras Municipais de Santa Catarina (Uvesc) lançou, nesta quarta-feira (12), a campanha “Mulheres Seguras, Política Forte”.

A ação, que foi apresentada durante o primeiro dia do Congresso Estadual de Vereadores e Servidores da Uvesc, em Florianópolis, foi apelidada de Campanha do Lenço Lilás. A iniciativa utiliza o acessório como símbolo do compromisso de não se calar nem se omitir diante de qualquer forma de violência contra as mulheres catarinenses.

“A Uvesc está sempre presente nas pautas que protagonizam o debate público catarinense e nossos eventos têm sido palco para o debate de ações e políticas públicas que impactam a vida da população”, destacou a presidente da Uvesc, Marcilei Vignatti.

Além dos lenços, foi distribuída uma cartilha explicativa sobre violência política de gênero, com exemplos de situações que caracterizam esse tipo de violência e orientações sobre como agir.

“Este lenço foi entregue a vocês, homens e mulheres que são as vozes representativas de nossa sociedade. Porque somente juntos, unidos pelo mesmo propósito, é que vamos conseguir chamar a atenção para o tema e dizer basta”, destacou Loreci Maria Pfeifer, presidente do Fórum da Mulher Parlamentar da Uvesc.

Antes do lançamento da campanha, a defensora pública Micheli Andressa Alves e a juíza do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) Luiza Portella participaram do evento com uma fala sobre a importância do enfrentamento à violência política de gênero.
Portella ressaltou que o Legislativo municipal deve assumir papel ativo no tema:

“É fundamental que as Câmaras criem protocolos internos para coibir esse tipo de conduta, compreendam o conteúdo da cartilha e saibam diferenciar o que é violência e o que faz parte do debate político. Assim evitamos tanto a naturalização quanto a minimização do problema.”

A Uvesc convocou vereadores e vereadoras a usarem o lenço lilás no próximo 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, e se comprometeu a distribuir a cartilha às Câmaras que promovam ações sobre o tema.

O primeiro dia do congresso também contou com a palestra do jornalista e empresário Fernando Machado, intitulada “Fale e lidere”; o painel “A agricultura como estratégia de desenvolvimento dos municípios catarinenses”; e a palestra “Como a tecnologia pode mudar a forma de ser vereador”.

A abertura do evento teve a presença do presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Júlio Garcia, além de outras autoridades que prestigiaram o encontro. A programação segue até sexta-feira (14), no auditório Antonieta de Barros, na Alesc.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit