Uvesc manifesta preocupação com efeitos de taxação dos EUA em SC

A União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc) manifestou preocupação com os impactos da nova taxação anunciada pelos Estados Unidos sobre as exportações brasileiras, especialmente para a economia catarinense.

De acordo com a entidade, a tarifa de 50%, prevista para entrar em vigor em 1º de agosto, pode comprometer a competitividade das empresas, ameaçar empregos e pressionar a inflação no estado. A Uvesc defende diálogo institucional e ação conjunta para proteger setores estratégicos da economia catarinense, como carnes, produtos florestais e motores elétricos — segmentos fortemente dependentes do mercado norte-americano.

A entidade também destacou:

•⁠ ⁠Se confirmada a nova tarifa a partir de 1º de agosto e conforme os dados divulgados pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), os impactos serão diretos na economia nacional, comprometendo a competitividade das nossas empresas, ameaçando empregos e pressionando a inflação;

•⁠ ⁠O Estados Unidos representam um dos principais parceiros comerciais do estado, sendo que, ainda segundo a Fiesc, “setores como carnes, produtos florestais e motores elétricos são amplamente exportados ao mercado norte-americano, sendo responsáveis por uma parte significativa da geração de emprego e renda em nosso território”.

Por fim, em nota oficial enviada à imprensa, a UVESC diz que seguirá atenta e vigilante em defesa da força econômica do estado e dos municípios, acompanhando as discussões institucionais e participando sempre dos debates que possam impactar os catarinenses.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit