Palestras, debates, painéis e o reconhecimento a projetos, que qualificam o trabalho dos vereadores catarinenses, foram destaques do segundo dia de programação do Seminário Estadual de Vereadores e Servidores das Câmaras Municipais catarinenses, realizado pela Uvesc, no Hotel Castelmar, em Florianópolis. André Meirinho, vereador de Balneário Camboriú, foi o grande vencedor da primeira edição do Prêmio Boas Práticas, com o projeto que instituiu a política de segurança hídrica e desenvolvimento sustentável em sua cidade.
Mais de 300 vereadores e servidores participaram do evento, que começou com credenciamento na terça-feira, 9, e finaliza nesta sexta-feira, 12, com oficinas de trabalho. O destaque desta edição foi a premiação inédita do Boas Práticas, lançado pela Federação das Câmaras de Vereadores de Santa Catarina (Uvesc), em março deste ano. Ao todo, 29 novos projetos foram inscritos e cinco vencedores receberão troféus e certificação nesta quinta-feira, 11.
Apresentado pela jornalista Dagmara Spautz, o prêmio mobilizou vereadores de todo o estado. Uma comissão composta por 12 jurados de instituições como a Acaert, Adjori, TRE, MPSC, Universidades, dentre outras, avaliou criteriosamente os projetos inscritos. Entre os critérios também foi considerado o engajamento em rede social, com mais de 3,4 mil participantes votantes. Além de André Meirinho, que levou o prêmio de 1º lugar, Cassiano Ucker, de Joinville; Cristiane Loureiro, de Blumenau; Diego Bairros, de Joaçaba; e Tiago de Oliveira, receberam premiação pelos 2º, 3º, 4º e 5º lugar, respectivamente.
“A Uvesc consolida sua representatividade e fortalece a conexão das Câmaras Municipais catarinense, tornando-se referência no debate das pautas prioritárias de nossas cidades. O Prêmio Boas Práticas passa a integrar nossa agenda oficial, potencializando e divulgando os bons exemplos legislativos de nossos municípios”, destacou o presidente interino da Uvesc, Lucas Ramilo.
Palestras e debates – A programação de quinta-feira ainda contou com uma palestra sobre o Impacto da Reforma Tributária, da advogada Caroline Dagostini; e o painel: A importância do Vereador para o Presente e o Futuro das Cidades, que teve a participação dos jornalistas Marcelo Lula, Soledad Urrutia e Maga Stopassoli.
Saúde Mental foi outro tema abordado, com a participação de Mariana da Costa Schorn, da Superintendência do Ministério da Saúde em Santa Catarina; Denise Thum, enfermeira da Secretaria da Saúde de Jaraguá do Sul, Heloisa da Luz, coordenadora do Colegiado de Apoiadores da Rede de Atenção Psicossocial – Raps de SC. O professor Adriano Ribeiro fez a mediação do painel.
O representante do Ministério Público, promotor Henrique Ziesemer, e o vereador de Arabutã Felipe Patzlaff, dividiram o palco para falar sobre governança pública; o jornalista Upiara Boschi, encerrou as palestras, apresentando um panorama do cenário político catarinense. Nesta sexta-feira, o evento segue com oficinas simultâneas.