Vereador de Florianópolis lamenta cancelamento de palestra na UFSC; Câmara repudia episódio

O vereador de Florianópolis Rafael de Lima (PSD), o Rafinha, lamentou o cancelamento de uma palestra sobre regularização fundiária que faria no campus da UFSC na noite desta quinta-feira (2).

O convite partiu do professor Daniel Degal, do curso de Direito, mas não ocorreu por solicitação da direção do Centro de Ciências Jurídicas. A justificativa, foi falta de condições de segurança para garantir a presença do vereador, por conta de manifestações contrárias de um grupo de estudantes vinculados ao DCE.

Rafael, que atuou como coordenador geral do Programa Floripa Regular na prefeitura de Florianópolis, destacou que recebeu a notícia com “tristeza e indignação”, considerando que a universidade deve ser, por excelência, o espaço do debate plural, do contraditório e da liberdade acadêmica.

“Não é aceitável que um grupo reduzido de militantes, por meio de ameaças, impeça o livre diálogo e o confronto de ideias em um ambiente que deve priorizar a ciência e a democracia”, afirmou.

“Não fujo de debate. Fiz mais de 60 reuniões comunitárias sobre regularização fundiária e sempre estarei aberto ao diálogo respeitoso, mas repudio qualquer tentativa de intimidação ou censura”, ressaltou.

Em manifestação à imprensa, Rafael disse que tem a expectativa de que a UFSC c”ontinue sendo um espaço de liberdade, ciência e democracia, e que episódios como este não voltem a se repetir”.

A Câmara de Florianópolis publicou uma nota solidariedade ao vereador. “Repudiamos toda e qualquer ação que obstrua o livre exercício do debate público e a atuação parlamentar, bem como práticas que inviabilizam o ambiente acadêmico e democrático de troca de ideias. Reafirmamos o compromisso desta Casa com a liberdade de expressão e o respeito às instituições”, afirmou o Legislativo.

“Esperamos que os responsáveis pelos fatos sejam identificados e que as medidas cabíveis sejam adotadas pelas autoridades competentes, a fim de preservar o direito ao livre debate e garantir condições de segurança para eventos públicos”, registrou ainda.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing