Os 23 vereadores eleitos na eleições de 2022 para a Câmara de Florianópolis tomaram posse nesta quarta-feira (1), em solenidade realizada na Assembleia Legislativa, e definiram a nova mesa diretora. Por 21 votos a 2, o presidente João Cobalchini (MDB) foi mantido no cargo. Também fazem parte da mesa diretora os vereadores Guilherme Pereira, Bericó, Priscila Fernandes e Pastor Giliard.
“É uma grande honra e uma responsabilidade enorme ser presidente pela segunda vez. Não é uma presidência só de alguns, é uma presidência de todos, independentemente de time partidário. Irei governar, claro que como presidente, aos vereadores, mas, nunca esquecendo quem nos delegou este mandato que é a população de Florianópolis, e é por ela que estarei lutando nesses próximos dois anos”, afirmou Cobalchini.
A petista Carla Ayres também lançou sua candidatura à presidência pelas bancadas do PT e do PSol. Como o bloco ficou fora da mesa, o resultado será questionado, segundo o vereador Afrânio Boppré. A alegação é de que a votação contrariou o preceito constitucional de proporcionalidade partidária.
Na mesma cerimônia, prestigiada pelo governador Jorginho Mello (PL), foram empossados o prefeito Topázio Neto (PSD) e a vice Maryanne Mattos (PL).
________________________________________________________________________________________________________________________Na foto, a nova mesa da Câmara de Vereadores de Florianópolis: da esquerda para a direita, Gui Pereira, Bericó, João Cobalchini, Priscila Fernandes e Pastor Giliard. Foto: divulgação