Viaduto da Antônio Heil a um passo da conclusão, símbolo de luta e persistência. Por Carlos Humberto

Artigo de Carlos Humberto, deputado estadual por SC

Os catarinenses, especialmente quem mora e trabalha no Litoral Norte, sofrem todos os dias com os gargalos da nossa infraestrutura. É com grande satisfação, mas também com o sentimento de dever cumprido após uma longa e incansável batalha, que recebemos a notícia da liberação do viaduto da marginal direita na interseção da Rodovia Antônio Heil (SC-486) com a BR-101, em Itajaí.

Este avanço, concretizado nesta segunda-feira (17) pelo Governo do Estado, é mais do que uma peça de concreto e asfalto; é a prova de que a persistência, a cobrança firme e o compromisso com a nossa gente, o motorista e o trabalhador, valem a pena.

Desde que assumi a cadeira na Assembleia Legislativa, e mesmo antes, tenho mantido um olhar atento e uma pressão constante sobre esta obra. Para mim, a entrega deste viaduto não é um “favor”, mas sim a correção de uma falha histórica e a conclusão de uma obra que não poderia ter sido dada como pronta anos atrás.

Não podemos esquecer: em 2020, quando a duplicação da Antônio Heil foi inaugurada, eu denunciei veementemente que a obra estava incompleta. É inadmissível que o poder público entregue uma rodovia vital deixando de lado a solução definitiva para o seu principal entroncamento. Uma obra incompleta é um problema em potencial, e o sofrimento diário nos congestionamentos são a prova disso.

Por isso, desde então, o acompanhamento foi semanal. Estive lá, cobrando a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade e o Governo, exigindo o cronograma, a agilidade e, acima de tudo, o respeito ao contribuinte e motorista que perde tempo precioso no trânsito.

A liberação do tráfego na marginal direita, utilizando esta nova e tão esperada opção de circulação, já começa a desafogar o trânsito e a dar a fluidez que o acesso entre a SC-486 e a BR-101 exige.

Este é um passo gigante para a mobilidade, a segurança viária e o desenvolvimento econômico de Itajaí e de toda a nossa região. Meu trabalho é ser a voz da comunidade e garantir que os recursos públicos sejam aplicados em soluções que transformam a vida para melhor.

Seguiremos vigilantes e cobrando o passo final para a conclusão definitiva de todo o complexo. Santa Catarina merece infraestrutura de primeiro mundo, e o meu compromisso é não descansar até que cada promessa seja integralmente cumprida.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit