Na quinta-feira (9), a jornalista Rejane Gambin, vice-prefeita de Joinville, será homenageada pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) com o título de Cidadã Catarinense. A honraria é uma proposição do deputado estadual Matheus Cadorin, aprovada pelo Parlamento e referendada pelo governador Jorginho Mello.

“Este é um momento de muita emoção, que coroa mais de três décadas dedicadas aos catarinenses, seja na minha atuação como jornalista e, mais recentemente, como vice-prefeita de Joinville. Mais que um título, ser Cidadã Catarinense é uma grande responsabilidade”, afirma Rejane.
O título de Cidadão Catarinense é a maior honraria concedida pela ALESC a pessoas não-nascidas no Estado que, por meio de seus serviços relevantes, demonstraram vínculo, dedicação e contribuição para o desenvolvimento da comunidade catarinense, sendo um reconhecimento solene que os acolhe simbolicamente como cidadãos de Santa Catarina.
Rejane Gambin
Rejane Gambin é jornalista de formação e sempre teve seu olhar voltado para as pessoas. Nascida no Rio Grande do Sul, a profissional adotou Santa Catarina como lar há quase 30 anos. Atuou em diversos veículos de comunicação, como rádio e televisão, e foi professora em faculdades em Joinville e no Rio de Janeiro. É voluntária do Hospital Infantil e uma das vozes do Festival de Dança de Joinville há mais de 15 anos.
Sua primeira incursão na política foi em 2020, quando concorreu como vice-prefeita na chapa vitoriosa de Adriano Silva, pelo partido NOVO. Na eleição de 2024, foi reeleita como vice-prefeita de Joinville com a maior quantidade nominal de votos de Santa Catarina, totalizando 244.321 votos, o equivalente a 78,69% dos votos válidos.
Rejane lidera uma série de projetos e iniciativas importantes para a maior cidade do Estado. Entre os destaques, está o Programa Joinville Mais Bonita, pilar fundamental para a construção de uma cidade para as pessoas. Por meio da iniciativa, a Prefeitura de Joinville já revitalizou dezenas de espaços públicos com recursos próprios ou investimentos da iniciativa privada, que pode adotar áreas municipais.
Outro projeto liderado por Rejane é a implementação do método Wolbachia para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, em Joinville. A vice-prefeita foi a principal interlocutora da Prefeitura na concretização do uso do método, que colaborou para uma redução superior a 98% no total de casos de dengue em 2025 em comparação a 2024.
Com informações: Prefeitura Municipal de Joinville