Após 22 anos de filiação, a vice-prefeita Maria Regina Soar, de Blumenau, está deixando o PSDB. Na próxima sexta-feira, ela vai se filiar ao Republicanos junto com outras lideranças como a prefeita de Lages, Carmen Zanotto (Cidadania), e o prefeito de Biguaçu, Salmir da Silva (MDB).

Pelo PSDB, Maria Regina foi eleita vice-prefeita em 2020, na chapa liderada por Mario Hildebrandt (Podemos, hoje PL). Ano passado, foi reeleita para o cargo, desta vez com o atual prefeito Egídio Ferrari (PL) na liderança da chapa. Pelo Republicanos, ela deve concorrer a deputada federal em 2026.
A desfiliação do PSDB foi confirmada nesta terça-feira, com uma nota enviada ao PSDB de Blumenau em que a ex-tucana enfatiza a relação histórica e afetiva com a legenda, mas aponta que “a vida pública clama por mudanças e precisamos estar abertos à elas”.
Leia a íntegra da nota da vice-prefeita
Após 22 anos, com o coração repleto de gratidão, paz e esperança, comunico minha desfiliação do PSDB. Único partido do qual fui filiada, o PSDB foi minha casa até aqui e terá sempre um lugar de destaque em meu coração.
Devo a este partido minha trajetória política, meu crescimento profissional e também pessoal. Foi o PSDB que me ensinou sobre política séria, responsável e empática, olhando com carinho para as pessoas. Nele fiz amigos que levarei para a vida, dividi sonhos, projetos e lutas, que se tornaram leves graças ao apoio de todos os tucanos que estiveram ao meu lado.
O PSDB me acolheu como família, e, num verdadeiro ninho tucano, evolui ao lado de lideranças que são minha inspiração até hoje. Nossos valores sempre estiveram alinhados e nesta casa sempre me senti à vontade. Porém, a vida pública clama por mudanças e precisamos estar abertos à elas.
Saio do partido levando comigo todos os ensinamentos e valores que carreguei até aqui, com a certeza de que honrarei a cada um deles.
PSDB estadual se manifesta
Através de assessoria, o PSDB estadual lamentou a decisão de Maria Regina Soar, com uma breve nota. Leia a íntegra:
O PSDB Estadual lamenta a atitude da vice-prefeita, visto que ela sempre foi prestigiada pelo partido, que deu total apoio em todas as suas ações públicas. Inclusive ela era a candidata a prefeita de Blumenau em 2024 e candidata a deputada estadual em 2026, defendida pelo partido.






