A técnica de enfermagem Tânia Alves (Psol) tomou posse nesta sexta-feira na câmara municipal de Florianópolis. Tânia afirma focar em um mandato participativo e visa fortalecer as relações dos movimentos sociais. Ela se descreve como “mãe de quatro filhos, moradora da Coloninha há mais de 50 anos, apaixonada por carnaval e faz política todos os dias em cada ato diário.
– Está na nossa pauta representar todas as mulheres, mulheres pretas e o povo periférico. Esse mandato é um mandato popular que vai realmente representar a nossa população que mais precisa de ajuda. É uma construção que temos que fazer junto com as mulheres, para elas conhecerem esses espaços de poder, e participarem deles, pois é neles onde é decidida a nossa vida. Sou a primeira vereadora negra da capital, com muito orgulho. Digo às nossas mulheres pretas que agora elas podem se sentir representadas, pois representatividade importa, e importa muito.
A vereadora assumiu a vaga do colega de partido, Marcos José de Abreu, o Marquito, que deixa o Legislativo municipal para assumir o mandato como deputado estadual no próximo dia 01 de fevereiro.
– Me sinto muito feliz e realizado com esse processo de ter sido eleito deputado federal e com a minha saída da Câmara que puxa a Tânia para assumir o mandato, a gente fala que quem sobe puxa o outro. Para mim ela é uma enorme representatividade em Florianópolis, para a população negra, periférica da nossa cidade. A Câmara de Vereadores ganha em qualidade e representatividade, meu sentimento é de gratidão com minha saída e a entrada da Tânia como vereadora desta casa legislativa – disse o deputado estadual Marquito (Psol).
A posse contou com a presença da vice-reitora da Universidade Federal de Santa Catarina, Joana Célia dos Passos, do Presidente do Psol de Florianópolis, Leonel Camasão e também da Velha Guarda da Coloninha e foi prestigiada por familiares e amigos.