O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) vai promover, nesta quarta-feira (24), um evento on-line para debater a importância do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme), implementado em 2016 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) com o objetivo de avaliar os cursos de medicina no Brasil. O bate-papo será transmitido ao vivo pelo canal do CRM-SC no youtube, a partir de 19h30.
O Momento da Ética de abril receberá o coordenador do Saeme/CFM, Donizetti Dimer Giamberardino Filho, e o coordenador executivo do sistema, Milton de Arruda Martins. Eles vão explicar como se dá o processo de acreditação para que mais escolas médicas participem da avaliação e recebam o selo certificador. Em Santa Catarina, apenas uma das 16 universidades que ofertam curso de Medicina está acreditada pelo Saeme: a Furb, de Blumenau.
O Saeme é um sistema reconhecido pela World Federation for Medical Education (WFME), instituição composta por seis federações de educação médica, uma de cada continente. A medida confere um selo de qualidade ao Saeme e o eleva à condição de único acreditador de escolas médicas brasileiras das quais deverão advir os egressos que desejem se submeter ao exame da Comissão Educacional para Médicos Graduados no Exterior (ECFMG, na sigla em inglês).
________________________________________________________________________________________________________________
O Saeme foi criado para avaliação dos cursos de medicina no país. Foto: Jonatã Rocha, divulgação, Secom