Acontece nesta quinta-feira, dia 25 de abril, a audiência pública para debater sobre o projeto que cria a área de expansão urbana Sul, em Joinville, em um espaço de 3.200 hectares. (Cada hectare equivale a 10 mil metros quadrados).
Esta área deixará de ser considerada de uso rural para se tornar urbana. A lógica econômica está bem delineada: quando aprovada, com a nova nomenclatura juridicamente implementada, imóveis privados ganharão valorização exponencial por conta do fato de que, então, poderão ter novos usos.
A AEU Sul tem extensão delimitada até os municípios de Araquari e Guaramirim.
Linha férrea também passa por lá e a BR-101 corta a área. Também lá estava prevista a construção de campus universitário da Universidade Federal de Santa Catarina, a UFSC. Mas que não se concretizou até agora.
Nesta área de expansão urbana Sul, quando definida legalmente, será possível instalar comércios, condomínios industriais, negócios do setor de serviços, empresas de tecnologia e haverá áreas residenciais.
Foi o plano diretor, em 2008, que permitiu a criação de áreas de expansão urbana.
A implantação efetiva desta AEU, na região Sul, somada com os empreendimentos previstos privados industriais e de comércios e serviços para o bairro Paranaguamirim, vão transformar radicalmente a história da região Sul de Joinville.
É para lá que se vai desenhar o futuro do município nas próximas décadas.