Sistemas de armazenamento de energia em baterias em redes de distribuição. Por Helena Naspolini e Leonardo Pacheco

Helena Naspolini e Leonardo Pacheco explicam projeto sobre energia em baterias desenvolvido na UFSC e gerido pela FEESC.

Helena Naspolini e Leonardo Pacheco escrevem artigo sobre projeto inovador de armazenamento de energia em baterias desenvolvido pelo Laboratório Fotovoltaica da UFSC e gerido pela FEESC.

O projeto intitulado “Sistema de Armazenamento Transportável Multifunção Via baterias de Primeira e de Segunda Vida para Suporte à Desligamentos e Atendimento a Picos de Demanda da Rede de Distribuição”, parte integrante do P&D ANEEL – 2023 da Celesc Distribuição SA, desenvolvido pelo Laboratório Fotovoltaica da Universidade Federal de Santa Catarina e gerido pela Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC), tem como objetivo principal desenvolver e implementar um sistema de armazenamento de energia em baterias de íons de lítio, integrado à um semirreboque, composto por baterias novas e por baterias reaproveitadas de veículos elétricos, para fornecer suporte a desligamentos de energia (programados ou não), atender à picos sazonais de demanda e controlar reativos da rede de distribuição.

O projeto também visa desenvolver (em laboratório) um protótipo de transformador híbrido, com funcionalidades adicionais, como regulação de tensão e filtragem de harmônicas, contribuindo assim com a qualidade da energia entregue aos consumidores e com a integração de fontes renováveis de energia distribuída.

A modularidade deste sistema de armazenamento de energia permite a sua aplicação em diversas situações em sistemas de distribuição, através do fornecimento de energia durante emergências e desastres ambientais, atendimento a picos de demanda e controle de reativos.

A iniciativa representa uma inovação significativa no contexto brasileiro, explorando o potencial dos sistemas de armazenamento de energia em baterias em redes de distribuição de energia elétrica. Além disso, a reutilização de baterias reaproveitadas de veículos elétricos (em segunda vida) promove não apenas benefícios econômicos, mas também contribui para reduzir os impactos ambientais associados ao ciclo de vida desses equipamentos.

Esperamos que o projeto proporcione significativos benefícios sociais, como a manutenção do fornecimento de energia elétrica em áreas afetadas por desligamentos e pela significativa melhoria na segurança, confiabilidade e qualidade da energia fornecida aos consumidores. Em resumo, o projeto, sob a gestão administrativa e financeira da FEESC, não apenas busca promover avanços tecnológicos no setor elétrico, mas também almeja contribuir para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do estado de Santa Catarina, oferecendo soluções inovadoras para as redes de distribuição de energia elétrica visando o fornecimento seguro e sustentável de energia para todos.


Helena Flávia Naspolini é doutora em Engenharia Civil e professora do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Leonardo Freire Pacheco é engenheiro na Celesc.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit