Coluna do Gadotti: os destaques de Florianópolis e região desta segunda-feira, 17 de junho

De segunda a sexta-feira, no final do dia, a Coluna do Gadotti traz notícias e bastidores da Grande Florianópolis.

VEREADOR CRITICA CORRIDAS DE RUA
Pegou mal o desabafo feito pelo vereador João Luiz da Bega (Republicanos) contra uma das principais vocações turísticas da capital. “Temos que chamar a Secretaria de Turismo e a prefeitura, para saber porque Florianópolis virou uma cidade de corridas, todo fim de semana tem. Será que não tem outro lugar para fazer corrida?”, protestou na tribuna na sessão da Câmara. Ele disse que “não se transita mais na cidade e as pessoas estão perdendo compromissos” por conta da frequência dos eventos esportivos realizados nas ruas e que, necessariamente, levam a alterações pontuais no trânsito. “Temos que ter uma explicação para tantas corridas aqui em Florianópolis”, considera o vereador. A explicação, na realidade, é simples: os reflexos positivos para a cidade são infinitamente maiores do que os eventuais transtornos. São eventos que movimentam a economia – só o Ironman representa cerca de R$ 40 milhões – e estimulam a prática de atividades físicas e hábitos mais saudáveis. O número de corredores cresceu em torno de 13% no país em 2023 – e Florianópolis acerta ao se consolidar como referência no segmento.

AUDIÊNCIA SUSPENSA
A 2ª Vara Cível da Comarca de Biguaçu suspendeu a audiência pública que seria realizada pela Câmara de Vereadores no dia 13 para discutir a revisão do Plano Diretor do município. O pedido foi feito pela 2ª Promotoria de Justiça. De acordo com o promotor Marco Antonio Schütz de Medeiros, titular da não foi respeitada a exigência de publicação do edital com 15 dias de antecedência, “o que não permite o prévio conhecimento, pela população, sobre o teor efetivo das emendas e propostas de modificação do Plano Diretor”.

EXTREMO SUL
Adelson Carneiro Rodrigues, canoísta que remou todo o litoral brasileiro do Oiapoque (AP) ao Chuí (RS) , está se preparando para o próximo desafio: percorrer o litoral do Uruguai e Argentina, 4 mil quilômetros entre o Chuí-RS e Ushuaia, na Argentina.
O início está previsto para 1° de setembro. O advogado e canoísta veterano Ernesto São Thiago – anfitrião de Adelson em Florianópolis na etapa anterior – está fazendo treinos intensivos de condicionamento físico e longas remadas.

PARQUE ESPORTIVO
A Beira Mar de São José ganhou uma área de lazer e esportes com sete quadras de areia – duas de vôlei de praia, duas de futevôlei, duas de beach tênis e uma de futebol de areia. O local conta com arquibancadas móveis com capacidade para 100 pessoas e um quiosque conteiner móvel, que terá banheiros e comercialização de comidas e bebidas. A instalação e conservação das quadras está sendo realizada pela iniciativa privada por meio um termo de permissão de uso. A empresa foi selecionada por licitação.

MACAU – Marcus Rocha e Carla Costa estão representando Florianópolis no encontro da Rede Mundial de Cidades Criativas Unesco, em Macau. A capital catarinense é uma das quatro cidades brasileiras que têm o selo Cidade Unesco da Gastronomia.




Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.