Reeleito no último dia 6 em primeiro turno, o prefeito Topázio Neto (PSD) pretende “juntar” algumas secretarias e também reforçar equipes de áreas como educação e infraestrutura para realizar compromissos assumidos durante a campanha eleitoral. Em conversa com a coluna, ele falou sobre mobilidade, o novo Hospital do Norte da Ilha e como ele vê o papel da vice-prefeita a partir de janeiro de 2025.
REFORMA ADMINISTRATIVA
Topázio afirmou que o projeto de reforma administrativa será encaminhado à Câmara de Vereadores no início do ano que vem. Neste trimestre, ele vai se dedicar a pensar no desenho do governo para o próximo mandato. O prefeito adiantou, no entanto, que será necessário reforçar a equipe de algumas áreas, como educação, saúde e infraestrutura para cumprir compromissos assumidos durante a campanha. Topázio pretende reorganizar a estrutura para “enxugar algumas secretarias”.
MOBILIDADE
A reforma também vai prever ampliação do time técnico da área da mobilidade. “Queremos intensificar o controle do trânsito”, afirma Topázio. A intenção é criar um órgão específico, a exemplo da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) da prefeitura de São Paulo, para controle dos semáforos, gestão do tráfego para evitar que a cidade pare e atendimento em casos de acidentes.
VICE-PREFEITA
Topázio disse que não quer a vice-prefeita eleita Maryanne Mattos como secretária municipal, mas sim “cumprindo algumas missões” no governo. “Ela conhece muito a prefeitura e a cidade, e poderá ajudar, por exemplo, a criar o órgão de trânsito e acompanhar se está funcionando adequadamente”, disse. Atualmente vereadora pelo PL, Maryanne é guarda municipal, já comandou a GM e foi secretária municipal de Segurança Pública. Ele falou que ainda não conversaram a respeito.
SAÚDE
Topázio pediu à Secretaria de Saúde um planejamento sobre recursos financeiros. “Vamos passar a ter dois hospitais municipais. Terminamos o projeto técnico do Hospital Multiuso do Norte da Ilha, que prevê serviços complementares. Não faz sentido, por exemplo, ter uma segunda ótica pública”, disse. O objetivo é repetir o modelo de parceria com a iniciativa privada que permitiu a implantação, em tempo recorde, do hospital na estrutura do antigo aeroporto, no bairro Carianos.
ANTIGA RODOVIÁRIA
O prédio da antiga rodoviária de Florianópolis será destinado a um leilão, segundo o prefeito. Os recursos da venda do imóvel serão destinados ao fundo de previdência municipal.