O seminário “EducaSC: Conexões para o Futuro” reuniu lideranças, especialistas e educadores nesta segunda-feira (2) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis, para discutir o futuro da educação no Estado. O evento, organizado pela Fecam (Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina), em parceria com o Instituto Alfa e Beto (IAB), tratou da importância de ações estruturadas e inovadoras para melhorar a qualidade do ensino.
A palestra do professor Mario Ghio, presidente do Instituto Alfa e Beto, foi um dos principais momentos do evento. Ele apresentou o caso de sucesso de Sobral (CE) na alfabetização, destacando o papel transformador do IAB nesse processo.
Desde 2003, o município cearense tem parceria com o Instituto, utilizando o Programa Alfa e Beto de Alfabetização em todas as turmas de 1º ano, com enfoque prático, estruturado e alinhado às evidências científicas, contribuindo significativamente para a evolução e consolidação de indicadores educacionais de excelência.
“Trouxemos casos concretos de municípios, como Sobral e muitos outros, que avançaram muito na qualidade da educação. Pudemos compartilhar experiências com gestores, secretários e prefeitos, e mostrar que no universo da educação, não precisamos inventar a roda, é possível copiar o que é bem feito, aprender, ensinar e evoluir”, destaca Ghio.
O evento também contou com uma apresentação sobre a Coala Saúde, plataforma inovadora voltada a saúde e bem-estar no ambiente escolar; uma mesa redonda com secretários municipais de Educação para compartilhar experiências e boas práticas nos municípios do Sul do Brasil; e uma palestra sobre como o IAB pode colaborar na implementação de estratégias eficazes para melhorar os indicadores educacionais.
O encerramento foi feito pelo próprio Prof. Mario Ghio, reforçando a importância de parcerias para o avanço da educação pública.
Presidente da FECAM, o prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, ressaltou a relevância do seminário e reafirmou que a Federação está sempre de portas abertas para construir ações que façam a diferença na gestão pública dos municípios, especialmente em áreas como a educação, que diz respeito ao desenvolvimento e ao futuro das pessoas:
“Foi uma grande oportunidade de conversar, discutir, trocar experiências. A educação não é estática, ela precisa de momentos como esse para que a gente possa aprender e discutir juntos a construção de um ensino cada vez melhor para nossos alunos aqui em Santa Catarina”, disse.
Também estiveram presentes o deputado Mário Motta, a deputada Paulinha, a pró-reitora da Unesc, Gisele Coelho Lopes, que representou a Associação Catarinense das Fundações Educacionais, e o prefeito de Florianópolis, Topazio Neto, entre outras lideranças e autoridades catarinenses.