Coluna do Gadotti: praia naturista em Florianópolis e ponte Hercílio Luz estão entre os destaques desta segunda-feira, 16

De segunda a sexta-feira, no final do dia, a Coluna do Gadotti traz notícias e bastidores da Grande Florianópolis.

VOLTA DO NATURISMO
Projeto protocolado na Câmara de Florianópolis pretende que o naturismo na praia da Galheta, no leste da Ilha de Santa Catarina, volte a ser autorizado. Carla Ayres (PT) e Edinon Manoel da Rosa (União Brasil), o Dinho, assinam juntos a proposta. A prática é proibida desde 2016 por lei municipal. “Com essa medida excludente da garantia legal do naturismo, o poder público ausentou-se por completo daquele ambiente natural, de modo que as barbáries retornaram com intensidade e frequência, pois o Estado virou as costas para um local que ele sabe que é constituído de conflitos. O mais grave de tudo isso é que a lei foi alterada e a sociedade não foi comunicada”, sustentam os vereadores. Nos últimos anos a praia virou um problema de segurança pública em Florianópolis, com registros de assédio, violência sexual e tráfico de drogas. Os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar se sentem inseguros em trabalhar no local.

DERRADEIRA
Na última sessão do ano, e também da atual legislatura, a Câmara de Florianópolis vota nesta segunda-feira (15) o projeto da lei orçamentária para 2025 – o primeiro do segundo mandato do prefeito Topázio Neto (PSD). A retomada das atividades em plenário será em fevereiro, já com a definição da presidência e da composição da mesa diretora.

RAMPAS
Foram removidas a rampas de acesso da passarela do terminal rodoviário Rita Maria, no centro de Florianópolis. A retirada do vão central da estrutura, no entanto, vai ficar para os próximos dias. Os trabalhos estão sob coordenação da secretaria municipal de Infraestrutura.
PRESENTE DE NATAL
Foi inaugurada neste domingo (15) a iluminação cênica da ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, resultado de um investimento de quase R$ 10 milhões do Estado. O governador Jorginho Mello (PL) fez a contagem regressiva e deu o comando para acionar mais de 7 mil projetores. “Instalamos o que há de mais moderno na Hercílio Luz, tudo com tecnologia que permite as mais variadas combinações de cores”, disse o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade Jerry Comper. A partir de agora, a iluminação cênica será acionada todas as noites. As cores temáticas serão definidas a partir de um planejamento mensal que será feito pela área técnica da superintendência de Obras Civis da secretaria. Foto: Eduardo Valente, divulgação, Secom


Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.