Acif defende necessidade de “ajustes” na Previdência de Florianópolis


SUSTENTABILIDADE FISCAL
Em manifestação sobre a proposta apresentada pela gestão Topázio Neto, e que começou a tramitar na Câmara de Vereadores, a Associação Empresarial de Florianópolis (Acif) defendeu a “necessidade urgente de ajustes na Previdência municipal para garantir a sustentabilidade fiscal da cidade e evitar que o déficit de R$ 8 bilhões inviabilize investimentos essenciais em infraestrutura, segurança, mobilidade e inovação”. A entidade também registrou que a paralisação dos servidores, declarada ilegal pelo Judiciário, precisa ser encerrada, por comprometer serviços essenciais de saúde e educação. “Entendemos que a reforma da Previdência é um tema sensível e que o diálogo é essencial, mas é fundamental que a população não seja prejudicada. Precisamos de soluções que garantam o equilíbrio das contas públicas sem comprometer o funcionamento da cidade e o bem-estar dos cidadãos”, afirma o presidente Célio Bernardi.

TAINHA
Uma comitiva de Florianópolis tem agenda no Ministério da Pesca nesta terça-feira (18) para tratar sobre a safra da tainha de 2025. Segundo o subsecretário de Pesca, Maricultura e Desenvolvimento Agroalimentar de Florianópolis, Gabriel Lemos, será destacado o valor econômico que o setor representa para a cidade e para a subsistência de dezenas de famílias. Santa Catarina tenta mudar regras e cotas já colocadas na mesa pelo governo federal. O presidente da Câmara de Vereadores, João Cobalchini (MDB|), também participa das conversas em Brasília.

ÔNIBUS
O vereador Ricardo Pastrana (PSD) apresentou um projeto para proibir o uso de caixas de som e alto-falantes em ônibus do transporte coletivo de Florianópolis. “A reprodução sonora em volume elevado tem se tornado uma fonte significativa de desconforto para outros passageiros, perturbando a paz e a convivência dentro dos veículos”, afirma. Segundo Pastrana, esse tipo de comportamento “gera situações de desconforto, estresse e até conflitos, impactando negativamente a qualidade do serviço público prestado”.

CUSTÓDIA
O processo de retirada do complexo penitenciário da Trindade até o final de 2026 vai começar pela desativação do Hospital de Custódia, informou nesta segunda-feira (17) o governador Jorginho Mello (PL). Ele disse que a parte tombada como patrimônio histórico deve receber equipamentos culturais, como um cinema, e que a ideia é fazer uma ligação com o Centro Integrado de Cultura, que fica a poucos metros. Foto: Eduardo Valente, divulgação

CIDADES EFICIENTES
O Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) encerra nesta quarta-feira (19), em Florianópolis, a fase V do Programa Cidades Eficientes, que estimulou estratégias sobre a gestão do consumo de energia, água e gás pelas edificações públicas municipais. Serão apresentados resultados das ações desenvolvidas em 2024 nos municípios de Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Palmas (TO), Teresina (PI) e Rio do Sul (SC). O evento será das 9h30 às 11h30 na Arena Conecta, na sede da Aemflo/CDL São José, com vagas limitadas, e terá transmissão ao vivo pelo canal do CBCS no YouTube: @cbcsconstrucaosustentavel. As inscrições estão abertas pelo site do CBCS.

CLIMA – O vereador Renato Geske (PSDB) sugeriu a criação de uma secretaria para assuntos climáticos em Florianópolis para discutir, de forma permanente, políticas públicas para prevenir e mitigar os problemas decorrentes dos fenômenos naturais.

MEDIDORES
Desde dezembro de 2023 a Celesc substituiu 38 mil medidores inteligentes em Florianópolis. Inicialmente implantados na área continental, os dispositivos agora começam a ser instalados na Ilha de SC, com foco nos bairros Agronômica, Tapera e Campeche. A meta da concessionária é alcançar 50 mil medidores instalados até o final do primeiro trimestre.

ARTIFÍCIO – Na sessão desta segunda-feira (17) a vereadora Priscila Fernandes (PSD protestou contra contra o uso de fogos de artifício nos ensaios das escolas de samba, que estão sendo realizados na passarela do samba Nego Quirido.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing