A Câmara de Florianópolis vai fazer uma reunião na semana que vem, com todos os parlamentares, para discutir aumento do número de vereadores a partir de 2025, início da nova legislatura. A legislação estabelece que as cadeiras sejam definidas de acordo com a faixa populacional dos municípios. No caso da capital, que tem 537 mil habitantes, o número passaria de 23 para 25.
O tema foi levantado na sessão desta segunda-feira (28) pelo vereador Guilherme Pereira (PSD). Ele entende que a mudança prevista na Lei Orgânica é automática e sugeriu o encaminhamento de uma consulta ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC).
O vereador Afrânio Boppré (PSOL) defendeu o aumento do número de vereadores. Ele considera que a adequação acompanha o crescimento da cidade e é necessária “para melhor representar a população”. Além disso, ressalta que não representa aumento do repasse mensal do Executivo, o chamado duodécimo.
________________________________________________________________________________________________________________
Legislativo municipal tem 23 vereadores atualmente, mas lei prevê 25, conforme a nova faixa populacional. Foto: Fabio Gadotti