logo-branco.png

15 de julho de 2024

Chiodini será o relator da CPI das Lojas Americanas

O deputado Carlos Chiodini (MDB) foi nomeado, nesta quarta-feira, 17, o relator da Comissão parlamentar de inquérito (CPI) das Empresas Americanas. O parlamentar trata a pauta como delicada, mas acredita que tornar o debate mais próximo da sociedade seja importante dado a relevância do tema para a pauta econômica do Brasil.

– É um tema que trata especificamente de uma empresa privada, uma empresa conhecida no país, mas principalmente dos reflexos no mercado de capitais na transparência e serenidade nos dados apresentados. Seja no relacionamento com o mercado financeiro, os critérios usados para a concessão de tanto crédito, em todas essas situações merecem ser elucidadas, porque mesmo sendo uma empresa privada, ela acaba colocando em cheque um sistema. Vale lembrar que além do mercado de capitais, do mercado financeiro, o sistema de auditoria, e a confiabilidade deste sistema independente é o que pauta o valor de todos os papéis comercializados.

A Comissão Parlamentar de Inquérito tem a finalidade de investigar as inconsistências da ordem de 20 bilhões de reais detectadas em lançamentos contábeis da empresa Americanas S.A realizados no exercício de 2022 e em exercícios anteriores, o motivo de não ter sido identificada a situação previamente por uma empresa de auditoria, além de identificar se outras empresas do grupo também estão em situação similar.

A CPI pode determinar que sejam ouvidos administradores e contadores da empresa, além de autoridades públicas para que esclareçam as condições em que essa inconsistência fiscal foi possibilitada, a fim de apurar eventuais responsabilidades e, até mesmo, subsidiar inquéritos já em curso na Comissão de Valores Mobiliários e outros que estejam por vir.

O deputado Gustinho Ribeiro é o presidente da CPI que tem o prazo de 120 dias para concluir os trabalhos.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit

Anúncios e chamada para o mailing