Coluna do Gadotti: como vai funcionar o acesso à Ilha do Campeche no verão 2024/2025

De segunda a sexta-feira, no final do dia, a Coluna do Gadotti traz notícias e bastidores da Grande Florianópolis.

ILHA DO CAMPECHE NA TEMPORADA
O acesso à Ilha do Campeche terá um novo sistema de controle desenvolvido pela prefeitura de Florianópolis, que já está pronto para ser implementado. O lançamento, no entanto, ainda não tem data definida. Acontecerá mais próximo do início da temporada.

O limite de público, que é de 800 pessoas por dia, será controlado por meio de um voucher digital, com QR Code, que será emitido por meio de uma página especial disponibilizada no portal do município. Com essa autorização em mãos, indispensável para entrar na ilha, o visitante vai precisar escolher o meio de transporte.

Ilha do Campeche
Foto: Pedro Perez, divulgação

A travessia poderá ser feita com os barcos credenciados pelo município, e que estão listados em acordos firmados com o Ministério Público Federal nos últimos anos, ou com uso de embarcações de propriedade dos próprios visitantes. A diferença, neste verão, é que uma parte das vagas = cerca de 150 do limite de 800 – poderão serão levadas por outras empresas e/ou associações – por ora indefinidas.

Os valores, segundo o secretário de Segurança e Ordem Pública, Araújo Gomes, serão estabelecidos pelo mercado. Dependerão das características das empresas que oferecem o serviço, com o necessário alvará da prefeitura, e da distância.

O sistema terá regras para evitar, por exemplo, emissões indiscriminadas de vouchers ou trocas de datas das viagens. Além disso, prevê um número máximo de visitas de uma pessoa no mesmo mês.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.